Serrar madeira é uma atividade muito relevante, que envolve necessidade de investimentos em qualificação de mão de obra e equipamentos adequados. Tudo para resultar em redução de perdas no processo produtivo. Neste artigo, vamos demonstrar qual máquina é necessária para atender ao padrão dos melhores cortes de madeira. Assim, será possível melhorar os resultados de sua empresa.
A atividade de corte de madeira e como se comporta este mercado
A atividade de corte de madeira envolve diversas etapas e características específicas desse tipo de negócio. Isto é, envolvendo desde a madeireira que trabalha com a madeira sob forma bruta, até as serrarias que comercializam a madeira já preparada para o consumidor final.
Porém, nesse segmento, serrar madeira é a atividade básica e que requer maior cuidado com processos e equipamentos adequados para a melhoria da qualidade e rentabilidade de produtos.
O mercado de madeiras vem sofrendo mudanças muito efetivas quanto à fiscalização e aumento de demanda por parte dos consumidores. Esses vêm estabelecendo maior exigência quanto aos produtos que desejam. E, na atualidade, ainda há um fator de preocupação extra: a sustentabilidade relativa ao produto que estão consumindo.
Portanto, existe a necessidade de, cada vez mais, se investir em automação e processos. Nesse sentido, trabalhar com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade dos negócios é fundamental para o sucesso das empresas que trabalham com corte de madeiras.
A importância de um bom projeto de layout
Para serrar madeira sob as melhores condições possíveis, é necessário investir em um layout que possa otimizar a produção. Aqui todo cuidado e atenção aos detalhes é extremamente bem vindo. Tudo para manter um ambiente adequado de estoques e áreas de descarte de resíduos. Além disso, priorizar a segurança do processo com um ambiente adequado, treinamento e qualificação de pessoas. Tratam-se de equipamentos modernos é fundamental para o sucesso de seus negócios.
As máquinas podem variar conforme as necessidades de cada projeto. Vamos mencionar, a seguir, as principais máquinas do processo de corte de madeira.
Serra fita horizontal
Este equipamento permite serrar madeira sob a forma de costaneiras ou blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser de um a doze cabeçotes em linha.
Desta máquina, alguns modelos a Mill oferece com duas esteiras de avanço, permitindo o corte simultâneo de tábuas com duas espessuras diferentes, ao mesmo tempo.
Com alta performance e precisão absoluta de corte, produz madeira com o corte mais fino entre a concorrência e conta com excelente qualidade. Dispõe ainda de opcionais para madeiras longas, acessórios para corte de eucalipto e, com isso, acabamento mais que perfeito.
Primeiro corte
É a serra adequada para o corte inicial de toras de madeira in natura. Deve ser utilizada para o corte horizontal na parte inferior da tora, visando obter uma base reta.
Os cabeçotes possuem movimentos contínuos, provocados pela rotação de volantes e polias. Isso permite realizar cortes de diversas formas, que somente com uso de uma serra horizontal é possível se obter.
Bloco
É o equipamento para serrar madeira apropriado para receber toras com no mínimo uma base reta, em geral, vindas da Primeiro Corte. Efetua dois cortes verticais, retirando uma costaneira de cada lado da tora. Conta com sistema contínuo de alimentação e excelente produtividade.
Geminada
É a serra preparada para receber toras e efetuar dois cortes verticais, retirando uma costaneira de cada lado da tora. Com alta precisão, de corte e motorização e painel elétrico automático inclusos.
E Então, como ficamos?
Como vimos, a atividade de serrar madeira merece uma atenção especial e investimentos em equipamentos de alta qualidade
A Mill Indústria tem a linha completa de máquinas, mas antes de qualquer coisa, deve-se fazer uma profunda avaliação do que é mais viável e a melhor alternativa para sua empresa, acesse nosso site e escolha as melhores opções a seu negócio!