O manejo da sua floresta vem sendo um fator diferencial quando se trata de negócios que envolvam a produção e comercialização de madeiras.
Cada vez mais, as exigências se tornam mais abrangentes e as fiscalizações, mais rígidas. Nesse contexto, aquelas devem ser seguidas, em todos os aspectos estabelecidos. Desse modo, para que se possa exercer uma atividade sustentável e com retorno assegurado.
Nesse artigo vamos tratar sobre aspectos de como preparar o manejo de sua floresta e assim, se manter com uma operação segura e adequada às demandas de mercado.
Manejo florestal sustentável
O manejo da sua floresta compreende técnicas usadas para a utilização de árvores corretas para corte, preservando aquelas que ainda não podem ser derrubadas, assim como mantendo a floresta com suas características essenciais, sem degradação.
Isso proporciona que a produção seja contínua, com rentabilidade, atendimento à legislação, cuidado com a segurança do trabalho, sustentabilidade etc.
O manejo que considere esses aspectos é considerado sustentável, justamente por administrar de forma correta a área florestal e conquistar benefícios econômicos, sociais e ambientais, harmonicamente.
Planejando a colheita, é possível reduzir impactos da exploração e monitorar o crescimento da área utilizada, sem prejuízo ambiental.
Regra básica
Para considerar um manejo da sua floresta adequado, é necessário elaborar um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), onde são incluídos os processos para a extração e uso da área a ser explorada, assim como a administração e gerenciamento do projeto, para evitar os menores impactos ambientais e dos trabalhadores envolvidos nas atividades.
O PMFS é avaliado pelas autoridades, após a emissão da APAT – Autorização Prévia à Análise Técnica de Plano de Manejo Florestal.
O PMFS é a base do POA – Plano Operacional Anual, que indica as atividades a serem realizadas e que será a base para a autorização de exploração.
Etapas do plano de manejo
O plano de manejo da sua floresta inclui três etapas, a saber:
- Definição das áreas exploráveis, com a elaboração de seu zoneamento, estabelecendo as áreas exploráveis, de preservação permanente e inacessíveis para exploração;
- Planejamento dos acessos secundários, que permitem a circulação às áreas de exploração;
- Definição de talhões para a exploração anual.
O objetivo do plano é a definição da área de floresta a ser explorada e as demais, destinadas à preservação, bem como as demais, inacessíveis. E ainda a sequência de produção nos talhões, para o período a ser utilizado.
Tais fatores visam a redução dos impactos e proteção da floresta.
Vantagens do manejo planejado e sustentável
Para um manejo da sua floresta de maneira adequada é importante destacar as vantagens que são obtidas com esse critério e que passamos a demonstrar na sequência:
- Permitir a produção contínua, sem interrupções ou riscos de degradações imprevistas;
- Melhoria do custo-benefício, com o aumento da produtividade e redução do tempo para a exploração da área, além de diminuição de perdas;
- Cumprimento das exigências legais, sem riscos de autuações e sanções pelos órgãos fiscalizadores;
- Melhoria de competitividade no mercado, com a possibilidade de certificação com o selo verde, abrindo possibilidades de ganhos sobre os concorrentes;
- Ganho de imagem junto ao consumidor;
- Contribuição para a preservação e equilíbrio do meio ambiente;
- Melhoria da segurança do trabalho, com a redução de acidentes.
Conclusão sobre manejo da sua floresta
O manejo da sua floresta, de maneira sustentável e legal, é determinante como fator diferencial de mercado, que hoje prioriza as certificações e processos que possam agregar valor a sua cadeia produtiva.
A Mill Indústrias pode lhe oferecer uma grande variedade de equipamentos que auxiliarão a explorar de forma sustentável o corte de suas madeiras.
Acesse o site e confira nossos produtos https://www.mill.com.br/
Aproveite e deixe seu comentário sobre esse nosso artigo, assim nos ajudará a melhorar sempre e abordar assuntos de seu interesse.