Dezembro nem chegou e já está acabando. Hora de tirar o pé do acelerador, encerrar definitivamente o ano da empresa e curtir merecidas férias. Mas antes vale a pergunta: Você já fez a avaliação de fim de ano do seu negócio?
Antes das suas merecidas férias, é altamente aconselhável fazer uma avaliação do negócio. Essa avaliação é como se fosse uma retrospectiva sobre tudo que aconteceu no ano e sobre tudo que se espera no ano que bate às portas do negócio.
Mas você sabe porque é tão importante fazer essa avaliação? E como fazer? Você sabe? Confira algumas dicas no texto de hoje.
Por que é importante fazer a avaliação do negócio?
Realizar a avaliação anual é importante em todo tipo de negócio. Será através dessa avaliação que o empresário conseguirá entender seu negócio, fazendo uma retrospectiva e uma mensuração mais fina de toda a parte fiscal, operacional e de gestão de pessoas.
Neste processo de avaliação é mensurado todo o desempenho do negócio ao longo de todo o ano que está acabando, ponderando o que deu certo e vale a pena continuar e o que deu errado e precisa de melhorias e/ou correções para o período seguinte.
Com uma avaliação bem conduzida é possível identificar, diagnosticar, analisar e ponderar melhorias sobre o andamento de todas as atividades dentro de qualquer negócio, possibilitando ainda a garantia da saúde financeira da empresa.
Vale salientar que a avaliação do negócio do ano que passou não se trata apenas de uma boa prática gerencial, mas de uma ação necessária que ajudará o empresário a saber se seu negócio trilhou o caminho desejado no ano e quais são as projeções, objetivos/metas e planejamento para o ano seguinte.
4 aspectos relacionados à boa avaliação do negócio
A avaliação do negócio é um processo que pode ser feito a qualquer momento, sempre que o empresário achar necessário, mas geralmente esse processo ocorre ao final do ano, possibilitando uma análise completa de todo o ano que passou.
Para que você consiga fazer uma boa e eficiente avaliação do negócio ao final do ano é interessante que você se guie por alguns aspectos, conheça os mais importantes:
- Reflita e inspire-se
Antes de efetivamente se debruçar em papeis, tabelas, resultados e documentos, é importante refletir sobre o ano que se encerra. O que foi bom? O que foi ruim? O que precisa melhorar? O que dá para manter? - Seu negócio cumpriu as promessas?
Ao final do ano anterior, você provavelmente tenha realizado um planejamento do seu negócio, com objetivos e metas para o ano. Esses objetivos e metas para o período foram totalmente cumpridos? Quais não foram? Por que?
Não se deixe abater caso os resultados não tenham sido tão favoráveis. Caberá a você entender as razões desse insucesso e pensar em melhorias na gestão e no planejamento do próximo ciclo. - O que mais te agradou no último ano?
Durante a avaliação é fundamental elencar e buscar entender quais foram os benefícios de suas ações (sejam elas pequenas ou não) feitas no negócio durante o ano.
Esses benefícios podem estar ligados ao âmbito da gestão de pessoas, negociação com fornecedores/clientes ou mesmo de procedimentos internos. Essa análise o ajudará a saber exatamente onde você acertou, fazendo com que as medidas acertadas se mantenham para o próximo ano. - Fale sobre os resultados com sua equipe de trabalho
Positivos ou não, os resultados da avaliação do ano podem ser compartilhados, em linhas gerais, com seus parceiros, sócios e até colaboradores.
Essa simples atitude proporciona maior transparência nas relações de trabalho, possibilitando que toda a equipe inicie o novo ano com o pé direito e com todas as metas, objetivos e planejamento já prontos.
Feito isso é hora de descansar, curtir as merecidas férias e esperar um novo ano que promete ser cheio de oportunidades e desafios.
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