Dezembro nem chegou e já está acabando. Hora de tirar o pé do acelerador, encerrar definitivamente o ano da empresa e curtir merecidas férias. Mas antes vale a pergunta: Você já fez a avaliação de fim de ano do seu negócio?

Antes das suas merecidas férias, é altamente aconselhável fazer uma avaliação do negócio. Essa avaliação é como se fosse uma retrospectiva sobre tudo que aconteceu no ano e sobre tudo que se espera no ano que bate às portas do negócio.

Mas você sabe porque é tão importante fazer essa avaliação? E como fazer? Você sabe? Confira algumas dicas no texto de hoje.

Por que é importante fazer a avaliação do negócio?

Realizar a avaliação anual é importante em todo tipo de negócio. Será através dessa avaliação que o empresário conseguirá entender seu negócio, fazendo uma retrospectiva e uma mensuração mais fina de toda a parte fiscal, operacional e de gestão de pessoas.

Neste processo de avaliação é mensurado todo o desempenho do negócio ao longo de todo o ano que está acabando, ponderando o que deu certo e vale a pena continuar e o que deu errado e precisa de melhorias e/ou correções para o período seguinte.

Com uma avaliação bem conduzida é possível identificar, diagnosticar, analisar e ponderar melhorias sobre o andamento de todas as atividades dentro de qualquer negócio, possibilitando ainda a garantia da saúde financeira da empresa.

Vale salientar que a avaliação do negócio do ano que passou não se trata apenas de uma boa prática gerencial, mas de uma ação necessária que ajudará o empresário a saber se seu negócio trilhou o caminho desejado no ano e quais são as projeções, objetivos/metas e planejamento para o ano seguinte.

4 aspectos relacionados à boa avaliação do negócio

A avaliação do negócio é um processo que pode ser feito a qualquer momento, sempre que o empresário achar necessário, mas geralmente esse processo ocorre ao final do ano, possibilitando uma análise completa de todo o ano que passou.

Para que você consiga fazer uma boa e eficiente avaliação do negócio ao final do ano é interessante que você se guie por alguns aspectos, conheça os mais importantes:

  1. Reflita e inspire-se
    Antes de efetivamente se debruçar em papeis, tabelas, resultados e documentos, é importante refletir sobre o ano que se encerra. O que foi bom? O que foi ruim? O que precisa melhorar? O que dá para manter?
  2. Seu negócio cumpriu as promessas?
    Ao final do ano anterior, você provavelmente tenha realizado um planejamento do seu negócio, com objetivos e metas para o ano. Esses objetivos e metas para o período foram totalmente cumpridos? Quais não foram? Por que?
    Não se deixe abater caso os resultados não tenham sido tão favoráveis. Caberá a você entender as razões desse insucesso e pensar em melhorias na gestão e no planejamento do próximo ciclo.
  3.  O que mais te agradou no último ano?
    Durante a avaliação é fundamental elencar e buscar entender quais foram os benefícios de suas ações (sejam elas pequenas ou não) feitas no negócio durante o ano.
    Esses benefícios podem estar ligados ao âmbito da gestão de pessoas, negociação com fornecedores/clientes ou mesmo de procedimentos internos. Essa análise o ajudará a saber exatamente onde você acertou, fazendo com que as medidas acertadas se mantenham para o próximo ano.
  4. Fale sobre os resultados com sua equipe de trabalho

Positivos ou não, os resultados da avaliação do ano podem ser compartilhados, em linhas gerais, com seus parceiros, sócios e até colaboradores.

Essa simples atitude proporciona maior transparência nas relações de trabalho, possibilitando que toda a equipe inicie o novo ano com o pé direito e com todas as metas, objetivos e planejamento já prontos.

Feito isso é hora de descansar, curtir as merecidas férias e esperar um novo ano que promete ser cheio de oportunidades e desafios.

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