O meio ambiente vem se tornando a principal preocupação do século XXI. Tudo em razão das grandes mudanças climáticas que estamos presenciando. E a indústria madeireira, com toda a sua especificidade ambiental precisa ter ciência disso.
Se essas mudanças são ou serão muito drásticas, não sabemos. Porém, a realidade nos mostra que não precisamos pagar para ver.
A forma de repensar o desenvolvimento sustentável vem ganhando uma abordagem diferente, conciliando-a com a melhor eficiência na gestão ambiental.
Esta adequação indústria madeireira à ISO 14001 é praticamente a garantia da continuidade das atividades, já que tal normal indica um desenvolvimento sustentável e uma rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
O que é a ISO 14001?
É uma ferramenta que visa auxiliar os gestores a identificar, priorizar e gerenciar todos seus riscos ambientais. Para isso, leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
Esta norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes sobre sustentabilidade porque exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas de seus processos. Ações que devem fazer parte do ciclo normal de gestão empresarial.
A implementação desta norma deve ser buscada por aquelas empresas que desejam estabelecer ou aprimorar seu Sistema de Gestão Ambiental, garantindo a segurança das políticas ambientais praticadas ou demonstrando estar de acordo com práticas ligadas ao desenvolvimento sustentável a seus clientes e organizações externas.
Setor madeireiro: Porque obter a ISO 14001?
A competitividade no setor madeireiro aumenta em qualquer lugar do mundo.
As empresas que possuírem certificações ambientais, terão uma significativa vantagem competitiva em relação a outras o que representa um ótimo alicerce para um padrão mundial de qualidade ambiental, já que prioriza o desenvolvimento sustentável e suas ramificações.
Porém, deve ficar o entendimento que para que a ISO 14001 funcione corretamente na empresa são necessários consciência e compromisso individual/coletivo dos membros da empresa, onde cada um deles tem um papel decisivo na implantação e sucesso da ISO 14001.
A implantação dessa norma resulta em diversos benefícios, tais como:
- Satisfação dos clientes que buscam produtos da madeira ambientalmente corretos;
- Conquista de novos mercados, com possível atuação em determinados nichos madeireiros que exigem normas de sustentabilidade;
- Melhor administração, com melhoria no controle dos processos organizacionais, precisão nas informações e auxílio na solução de problemas;
- Maior permanência do produto no mercado pela baixa presença de reações negativas por parte dos consumidores;
- Maior facilidade de obtenção de financiamento. Hoje em dia, há linhas especiais para crédito que tem como um dos critérios os aspectos ambientais;
Como obter a ISO 14001?
Qualquer empresa do setor madeireiro deve primeiramente adquirir uma espécie de “legislação” (livro ou arquivo eletrônico) com todas as normas a serem seguidas para obter essa certificação.
Em seguida, a empresa deve adotar todas as regras para a certificação.
Tais regras indicam o que é preciso fazer, mas não “ensinam” como fazer. Portanto é aconselhada a presença de um consultor, apesar de não ser um passo obrigatório facilita muito para pequenas e médias empresas que tem quadro de funcionários mais enxuto.
O último passo é contratar uma certificadora independente que dirá se, de fato, os padrões presentes na ISO 14001 estão de acordo. A auditoria irá checar in loco tudo aquilo que a empresa diz ter feito.
Após esse processo a empresa será considerada certificada, sendo auditada regularmente.
A norma ISO 14001 representa uma boa alternativa para empresas do setor madeireiro harmonizarem o seu desenvolvimento econômico com a proteção/preservação do meio ambiente. Portanto, se certifique e faça sua empresa crescer. Até o próximo post!