No Brasil, assim como no resto do planeta, a mudança da matriz energética é uma necessidade cada vez mais clara de governos e empresas. Nesta mudança, precisaremos substituir os combustíveis poluentes, caso dos derivados de combustíveis fósseis, por combustíveis mais limpos e renováveis.
Neste sentido, a biomassa vem ganhando bastante espaço, pois é uma energia limpa, emite menos poluentes e apresenta ótimo custo/benefício, principalmente quando comparada ás energias baseadas em combustíveis fósseis.
Por isso, a biomassa vem sendo considerada o principal combustível para o desenvolvimento do planeta. Saiba mais sobre a importância da biomassa, suas aplicações e quais são as suas principais vantagens.
Biomassa: Fonte energética do futuro
Considerada estratégica para o futuro da humanidade, a biomassa é uma fonte renovável de energia com elevado potencial para a produção energética em diversos processos.
Tanto no mercado interno quanto externo, ela vem sendo escolhida como uma das principais alternativas para prover a diversificação da matriz energética e a consequentemente reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
Muitas pessoas acreditam que a biomassa é o combustível do futuro, mas isso não é mais verdade, afinal ela é o combustível do presente! Essa afirmação é reforçada quando vemos que a biomassa já responde por quase 10% de toda a matriz energética brasileira.
No Brasil e em todo o mundo, já são muitos os projetos que já fazem uso da biomassa como combustível para produzir energia térmica e elétrica para seus processos.
Além disso, as perspectivas de crescimento também são elevadas, já que novos equipamentos estão surgindo, como caldeiras a biomassa mais eficientes ou modernos picadores de madeira, produzindo cavacos com maior qualidade e em maior quantidade.
Por que a biomassa é tão importante para o Brasil?
Quando produzida de forma eficiente e sustentável, a biomassa traz inúmeros benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda a sociedade e por isso vem se tornando cada dia mais importante.
Esses benefícios incluem o melhor manejo da terra, a redução nos níveis de emissões de CO2, o controle de resíduos, a reciclagem de nutrientes, entre muitos outros.
A biomassa se torna ainda mais importante quando vemos que ela oferece também os seguintes benefícios:
- É uma fonte de energia renovável;
- É pouco poluente, pois o dióxido de carbono liberado será utilizado pela planta para seu crescimento, processo conhecido como ciclo natural de carbono neutro;
- A biomassa sólida é extremamente barata quando comparada aos combustíveis fósseis;
- As cinzas decorrentes da queima são menos agressivas para o ambiente;
- Não contribui para o efeito estufa;
- Proporcionam menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).
Além do mais, a biomassa contribui com o desenvolvimento regional, proporcionando fixação do trabalhador no campo (são gerados empregos no âmbito regional), além de gerar receita e independência energética regional.
A importância dos bons picadores de madeira
Como já dito anteriormente, o avanço da tecnologia está contribuindo com a elevação e popularização do uso da biomassa. Neste sentido, o uso de bons picadores de madeira – destinados a produção de cavaco – são fundamentais.
A função dos picadores é receber toras, costaneiras, resíduos da serraria e resíduos florestais, transformando-os em cavacos, que posteriormente serão utilizados como combustíveis para a geração de vapor em caldeiras.
Porém, para que o cavaco de madeira tenha a máxima qualidade na geração energética, é preciso se atentar ao tipo de corte utilizado, à granulometria do material e a quantidade de insumos, como galhos e folhas.
Também deve ser considerada a necessidade energética do picador, onde a economia será um fator importante a ser considerado.
Por essa razão, é fundamental que tenhamos a disposição sempre bons picadores, que vão garantir a produção de cavacos de qualidade (e com quantidade) sempre superior. Neste sentido, os picadores de madeira da Mill estão entre os melhores do mercado. Vale a pena conhecer!
Você pretende produzir biomassa a partir da madeira? Então vala a pena conhecer os picadores da Mill!