Diferentemente do que ocorre com frutas e legumes, na qual os consumidores podem ter maior contato com os produtos antes de tomar a sua decisão de compra, nos açougues torna-se pouco provável a utilização de sentidos como o tato ou o olfato para escolher a melhor peça de carne.

Assim sendo, os clientes costumam basear-se em outros aspectos da carne, como por exemplo a pigmentação. Ao observar a cor da carne antes de comprar o consumidor pretende avaliar o quão fresco é o produto.

Neste processo de avaliação e tomada de decisão, uma boa iluminação pode ter grande influência.

Neste artigo, a Mill apresentará algumas dicas importantes para que você acerte na iluminação do seu açougue.

 

O estado da carne e a iluminação

Sabemos que a coloração da carne está diretamente ligada a sua oxigenação e nem sempre indica o real estado e a qualidade do produto. Entretanto, este é o principal aspecto levado em consideração pelos consumidores na hora da compra.

Em geral, a carne perde a sua coloração à medida que envelhece e estraga.

Apesar do ser humano ter encontrado algumas formas para retardar o processo de deterioração dos alimentos, seja pelo uso de embalagens à vácuo, conservantes ou descolorantes, ainda não é possível manter um elevado padrão de qualidade dos produtos de origem animal por longos períodos de tempo.

O maior desafio dos comerciantes que oferecem produtos de origem animal é evitar o desperdício, expondo e vendendo sempre produtos frescos. Ao passar por este desafio, não só reduzimos o descarte de alimentos e seu consequente prejuízo, mas também melhoramos a qualidade dos produtos vendidos, contribuindo para aumentar a credibilidade e também as vendas do estabelecimento, seja ele um açougue ou um frigorífico.

 

Dicas para melhorar a iluminação em açougues

Veremos agora, algumas dicas para que você acerte na iluminação do seu açougue, melhorando os resultados do negócio.

 

Acerte nos tipos de iluminação para cada ambiente

Iluminação geral: A iluminação geral ou principal deve contemplar todo o ambiente sem oferecer variações de luminosidade.

Iluminação localizada: A iluminação localizada deve ser utilizada para realçar algum ponto dentro de um ambiente.

Iluminação de destaque: A iluminação de destaque possui um alto fluxo luminoso e é muito utilizada para realçar produtos da linha premium.

 

Temperatura da cor

Pode parecer estranho, mas as cores no contexto da iluminação possuem uma temperatura, afetando diretamente no ambiente e na apresentação dos produtos.

Enquanto que as lâmpadas mais frias são indicadas para ambientes formais e oferecem maior conforto. As lâmpadas quentes oferecem melhor destaque a produtos em geral, uma vez que costumam garantir maior intensidade luminosa.

Contudo, não invista apenas na iluminação quente, é preciso haver um equilíbrio no ambiente, gerando também uma sensação de conforto para os clientes.

 

Lâmpadas em LED

As lâmpadas em LED são as mais indicadas para açougues e frigoríficos, afinal oferecem um bom índice luminoso, especialmente para as áreas de trabalho e corte, contribuindo para a prevenção de acidente.

Além de contribuir para a redução de acidentes, as lâmpadas em LED também são aliadas da economia, uma vez que são extremamente econômicas, em relação às lâmpadas fluorescentes. Assim, você consegue aliar segurança a redução da conta de energia elétrica.

Para novos conteúdos relevantes para o seu negócio, continue acompanhando o nosso blog. Precisa de lâminas e serras com alta durabilidade e elevado padrão de qualidade? Conheça os nossos produtos!

Gostou? Compartilhe!