Depois do seu corte, a madeira é um insumo que precisa ser transportado para as indústrias responsáveis pelo seu beneficiamento, como madeireiras e serrarias.
Entretanto, o transporte de madeira enfrenta diversos complicadores durante o processo que podem se tornar bastante sérios se não forem tomadas as medidas certas.
E no seu empreendimento, o transporte de madeira é feito da forma correta? Você conhece os erros e, por isso, consegue eficiência e qualidade do transporte?
Não tem certeza? Então vamos ajudá-lo.
Principais erros quanto ao transporte de madeira
Apesar de toda a informação por parte de madeireiros, ainda é comum vermos no noticiário a informação de caminhões de madeira tombados nas entradas. Isso ocorre principalmente devido aos erros cometidos nas etapas do transporte.
Os principais erros neste sentido são:
- Abastecer o caminhão com cargas mais pesadas que a exigida em lei;
- Não atender as regras de boas práticas de transporte e segurança do trabalhador;
- Excesso de velocidade e não respeito às normas de trânsito;
- Má estabilização e/ou amarração da carga;
- Não atendimento às normas específicas para o transporte da madeira;
- Falta de manutenção do caminhão.
Neste sentido, a melhoria do transporte de madeira se baseará na adoção de uma logística de transporte eficiente e bem planejada
Logística de transporte de madeira: o que considerar?
O transporte de madeira da floresta para a indústria envolve toda uma logística que visa atender todos os detalhes e preocupações pertinentes a esse processo.
Para sua maior otimização, tais processos devem seguir todas as boas práticas de carregamento, transporte e descarregamento, além das normas de segurança de trabalhadores.
O procedimento do transporte de madeira inicia-se no momento do carregamento das toras na floresta. Neste momento, o uso de bons equipamentos de carregamento no caminhão é fundamental e visa maior segurança e eficiência.
Em seguida, deve-se fazer uma boa estabilidade da carga, além da correta amarração desta, usando para isso cabo de aço ou cintas de poliéster com boa resistência.
Deve-se usar também usar bons fueiros, sendo necessárias dois de cada lado no mínimo, para cada pacote de toras.
O transporte por sua vez, deve ser feito com todo o cuidado pelo caminhoneiro, que deve capacitação para trabalhar com cargas pesadas, além de sempre respeitar as normas vigentes no Código Nacional de Trânsito.
Por fim, o descarregamento da carga no seu destino também deve seguir todas as normas de segurança e regulamentações exigidas.
O que a legislação exige?
Para o transporte de madeira, a legislação que atualmente está em vigor é a resolução nº 246, de 27 de julho de 2007.
Esta resolução fixa todos os requisitos técnicos de segurança para o transporte de toras de madeira bruta por veículo de carga. Estes requisitos abordam as especificações de ajuste de carga, características da carroceria além de itens de segurança para o transporte.
Segundo essa resolução, as toras (comprimento superior a 2,5 metros) devem ser transportadas no sentido longitudinal, as pilhas de toras devem estar amarradas com cabo de aço ou cinta de poliéster, com capacidade mínima de ruptura à tração de 3.000kgf.
Quanto aos veículos, estes devem apresentar suas dimensões limitadas conforme o Código Nacional de Trânsito que delimita a largura máxima do veículo de 2,60 metros, altura máxima de 4,40 metros e comprimento máximo de 14 metros para veículos simples, 18,15 metros para veículos articulados e 19,80 metros para veículos com reboques.
É obrigatória ainda a utilização de painéis dianteiro e traseiro da carroceria do veículo de transporte, sempre lembrando que o painel deve conter a mesma largura que a carroceria do veículo, salvo em veículos extensíveis, com toras acima de oito metros de comprimento, e para toras de madeira nativa, onde é apenas necessário o painel dianteiro.
Agora fica a pergunta: Você faz o transporte de madeira da forma correta? Continue acompanhando nosso blog.