Você conhece alguma casa que não usou nada de madeira em sua construção? Tirando as casas de contêiner, sua resposta certamente será não!
Isso porque, a madeira é um dos materiais mais antigo nas construções, desde as civilizações primitivas, até nos dias atuais. Mesmo com o surgimento (e “concorrência”) de modernas formas de construção, ela continua sendo um dos materiais mais utilizados na construção civil.
Nos últimos anos, especialmente com o aumento do uso das casas pré-fabricadas, a madeira vem se tornando ainda mais popular por aqui. Por esta razão, apresentaremos os tipos mais utilizados na construção civil brasileira. Vale a leitura:
Quais madeiras são as mais utilizadas na construção civil brasileira?
A madeira pode ser usada em diversas ocasiões dentro da construção civil, onde a infinidade deste material tende a ser bem grande. A seguir, fique por dentro das principais espécies para algumas necessidades dentro da construção civil.
Madeira para exteriores
A parte exterior de qualquer casa está sob constante ação de efeitos adversos. O mesmo ocorre com a madeira empregada que, está à mercê do calor, da umidade, do ataque de fungos e cupins.
Por isso há de se ter cautela na escolha. Dessa forma, recomendam-se o uso de madeiras com características resistentes, caso do Ipê, da Peroba, da Itaúba, da Teca e da Garapeira.
Estas madeiras apresentam alta densidade e por isso garantem maior resistência mecânica e durabilidade. Porém, engana-se quem acha que por serem mais duráveis, não necessitam de tratamento, já que quanto maior a proteção aplicada à madeira, menor é a possibilidade de problemas que podem vir a surgir.
Madeira para construção civil interna e telhado
Na parte interna o fator estético é importante, assim alguns tipos de madeira considerados decorativos (com riscos e “desenhos”) costumam ser bastante utilizados na construção civil. Esse tipo de material deve unir beleza, segurança e durabilidade, pois as madeiras ficarão constantemente expostas e muitas vezes serão quase que componentes da decoração.
Já para o telhado, a Garapeira e o Cambará são dois dos tipos mais indicados, porém, podem apodrecer rápido, e por isso precisam ficar protegidos da chuva e terem manutenção constante. É possível utilizar também a Itaúba e a Peroba, que são mais resistentes.
Madeira para assoalhos e pisos
Em assoalhos e pisos, o recomendado é escolher um tipo da madeira que suporte o trânsito de pessoas, assim, a escolha daquelas que resistem melhor ao risco é ideal.
Para tacos e parquetes, a Peroba-Rosa é uma das mais utilizadas, assim como o Angico-Preto, a Aroeira, a Macacauba, o Pau-Amarelo e o Pau-Darco. O Ipê também é uma madeira altamente resistente a grandes fluxos de pessoas e também ao ataque de cupins, sendo bastante indicado.
Madeira para portas e janelas
Os materiais usados na fabricação de portas e janelas dependem principalmente da questão estética e da durabilidade. Há uma infinidade de opções, cores e outros itens que podem tornar as portas e janelas verdadeiras atrações na casa.
Porém, para que valorizem a residência por completo, essas peças devem receber atenção especial, pois ficam expostas a adversidades, principalmente as climáticas.
Madeiras usadas na estrutura da construção
No caso de madeiras destinadas a auxiliar na construção civil, caso da madeira serrada para vigas, caibros e tábuas, os tipos mais utilizados incluem: Peroba-Rosa, Rosadinho, Itaúba, Angico-Preto, Eucalipto e Taipá.
Por muito tempo, o Pinho-do-Paraná foi um dos materiais mais utilizados. Outros materiais também incluídos nesse grupo são o Cedrinho e a Jacareúba.
Importância do projeto de construção civil
Conhecidas as espécies mais utilizadas, independente se são nativas ou de reflorestamento, evitar o desperdício significa contribuir com o meio ambiente, já que o corte de algumas árvores será poupado.
Portanto, o projeto e o dimensionamento exatos da estrutura e da quantidade de madeira necessária são imprescindíveis, já que irão garantir o correto uso deste fundamental material.
A madeira é um material nobre na construção civil. Portanto, utiliza-la corretamente garantirá maior durabilidade e beleza de casas que a utilizam.
Você gostou das dicas de hoje sobre os tipos de madeira mais usados aqui no Brasil? Então compartilhe-o em suas redes sociais!