A madeira é utilizada em grande escala por diversos segmentos, sobretudo na construção civil, na indústria naval e moveleira. O grande sucesso da madeira, está relacionado principalmente a sua resistência e versatilidade.
No Brasil, existem diversas espécies que oferecem madeira de excelente qualidade e com elevada resistência, sendo tradicionalmente conhecida como “madeiras de lei”.
As madeiras de lei costumam oferecer maior resistência ao ataque de insetos e também a umidade, não apodrecendo facilmente.
Elas chamam atenção também através de sua aparência, em cores marcantes, superfície lisa e pela pouca distinção entre o cerne e o alburno.
Neste artigo, conheceremos as principais espécies de madeira de lei e os seus respectivos usos.
Cedro-Rosa
O cedro-rosa é uma árvore nativa brasileira com altura que varia entre 10 e 25 metros e que está ameaçada de extinção.
Este tipo de madeira é muito utilizado na construção civil, decoração, fabricação de móveis e instrumentos musicais e na indústria naval para a fabricação de embarcações leves.
Andiroba
A Andiroba é uma árvore de grande porte, nativa da Amazônia e que pode atingir os 30 metros de altura. A sua casca é grossa e desprende-se facilmente em grandes partes.
A madeira da Andiroba possui grande aplicação na marcenaria e na carpintaria. O óleo encontrado em seus frutos é muito utilizado na medicina na composição de medicamentos para contusões, reumatismos e inchaços. Sendo ainda utilizado para a fabricação de sabonetes, xampus, repelentes e cremes, marcando forte presença na indústria cosmética e farmacêutica.
Angelim
A madeira de Angelim é extraída de uma árvore gigantesca e que pode atingir até 60 metros de altura e diâmetros de mais de 2 metros.
Devido a sua excelente resistência e dureza, a madeira de angelim é muito utilizada na construção civil, na construção de telhados, e na confecção de portas, forros, assoalhos entre outros itens.
Ipê
A madeira de possui elevado peso e dureza, sendo muito resistente a fungos e cupins. Sendo utilizada para a fabricação de móveis de luxo, instrumentos musicais e também na indústria naval.
Jacarandá
O Jacarandá é a madeira rara e de alto custo, fácil de ser trabalhada e capaz de proporcionar um acabamento excelente. Devido a estas características, costuma ser utilizada na fabricação de itens decorativos e mobiliário de luxo.
Jatobá
Assim como as demais espécies de madeira de lei, o Jatobá possui como característica a sua alta resistência, destacando-se ainda pela sua altura que pode chegar a 40 metros e pelo diâmetro de seu tronco.
A madeira de Jatobá é muito utilizada na construção civil e na fabricação de instrumentos musicais.
Mogno
A madeira de mogno, nativa da Amazônia, é conhecida pela facilidade em serem trabalhadas e portanto, são amplamente utilizadas para a produção de móveis.
Peroba
A Peroba é uma árvore brasileira de crescimento lento e capaz de atingir 30 metros de altura. Sendo muito utilizada na carpintaria para a fabricação de móveis pesados e também na construção civil para a fabricação de assoalho.