Uma das tarefas mais complicadas em serrarias é conseguir gerenciar muitas variáveis da forma mais eficiente possível, já que o sucesso do negócio depende do controle de estoques, gestão de pessoas, da parte financeira e principalmente das variáveis ligadas à busca pela otimização da produção.
A boa notícia é que recursos tecnológicos estão facilitando bastante a gestão de quem tem uma serraria e precisa lidar com tantas variáveis. Hoje em dia já são muitas as possibilidades em sistemas de gerenciamento de produção em serrarias responsáveis por contribuir com o entendimento e otimização de todas essas variáveis.
Portanto, se seus equipamentos não tem um sistema de gerenciamento de produção, é melhor ponderar essa possibilidade. Veja as razões neste post.
Funcionalidades de um sistema de gerenciamento de produção em serrarias
Serrarias trabalham com diversos tipos de madeira, oferecendo diversos serviços e produtos, onde através do uso de variados equipamentos, técnicas e processos é possível produzir tábuas, blocos, cavacos, caibros, ripas, entre outros materiais.
E neste ramo, a concorrência entre pequenas e médias serrarias é muito acirrada. Por isso, os gestores precisam estar preparados e se planejar bem para garantir uma gestão eficiente. Para isso, a adoção de um sistema de gerencialmente para a produção em serrarias pode representar um grande diferencial.
Independentemente do tamanho da serraria, a adoção de um sistema de gerenciamento contribui significativamente na gestão do estoque, de fornecedores e das vendas realizadas.
O mesmo ocorrerá com a possibilidade de otimização das máquinas e equipamentos de serrarias, onde um bom sistema de gerenciamento contribuirá com a eficiência da produção.
Assim, devido ao aumento da tecnologia e com o advento da indústria 4.0, esses sistemas já se fazem presentes em todo os processos da serraria trazendo diversas funcionalidades:
- Em equipamentos secadores de madeira, gerenciando a umidade em todo o processo de secagem;
- Em esteiras transportadoras, gerenciando o volume, velocidade e densidade do material;
- Na linha de produção, com a capacidade de medir o volume de peças serradas de madeira.
Além disso, os modernos sistemas de gerenciamento têm a capacidade de gerenciar toda a produção, controlando segundo a segundo as dimensões completas das peças que entram ou saem da serraria, mensurando as quantidades produzidas e assim permitindo seu gerenciamento completo.
Vantagens da adoção de sistemas de gerenciamento de produção
Além da possibilidade em realizar um gerenciamento mais fácil, rápido e completo, os sistemas de produção em serrarias contribuem também em outros aspectos, como:
- Significativa melhora do desempenho dos processos produtivos;
- Redução do desperdício de material e de tempo;
- Redução no tempo de secagem da madeira, com consequente redução dos custos em energia e tempo de funcionamento do secador;
- Otimiza e aumenta a performance da produção em serrarias;
- Criação de um ambiente de produção mais eficaz, produtivo, moderno e alinhado com a indústria 4.0;
Parceria na oferta do sistema de gerenciamento de produção
Pensando sempre na maior eficiência e otimização dos processos ligados às serrarias de seus clientes, a Mill Indústrias oferece, juntamente com a Marrari Automação, diversas possibilidades em sistemas de gerenciamento de produção em serrarias.
Nessa parceria, a Mill Indústrias oferece uma completa linha dos melhores equipamentos para serrarias que terão todo o funcionamento devidamente controlado pelos modernos e eficientes sistemas da Marrari Automação.
Com tais sistemas, o dia-a-dia da serraria será otimizado via maior controle da produção e consequentemente, haverá maior qualidade da madeira, elevando a eficiência da serraria diante de seus concorrentes.
Continue acompanhando o blog da Mill e aproveite para conhecer a Marrari Automação.