A segurança do trabalho é muito mais do que uma área responsável por prevenir acidentes na empresa.

Ela cuida também de várias documentações, programas, mapa de risco, rota de fuga, laudos, entre outros. Indispensável para o bom funcionamento e adequação de todos os portes de empresas, a segurança do trabalho deve ser uma prioridade.

Em primeiro lugar, a segurança do trabalho é a área responsável por diversos tipos de documentos e laudos. Sem esses documentos, a empresa não está em dia com a legislação e pode, inclusive, receber multa.

Diversos programas voltados à segurança e ao bem-estar dos colaboradores também são de responsabilidade da segurança do trabalho. Também é a segurança do trabalho que deve realizar a Análise Ergonômica, a Avaliação de Posto de Trabalho, o Mapa de Risco, as Rotas de Fuga, bem como laudos de Insalubridade e Periculosidade.

Além disso, a segurança do trabalho é a responsável pela criação e manutenção da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

Uma empresa que se preocupa em manter seus ambientes mais seguros e saudáveis consegue diminuir drasticamente a taxa de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, também diminuem os afastamentos por longos períodos, que podem custar caro para a empresa.

Márcio Altino, Técnico de Segurança

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