Para a realização dos trabalhos em madeira, a utilização de serras é imprescindível. Serão elas as responsáveis por dar a forma e o tamanho desejados através da precisão de seus cortes.

No entanto, muitos trabalhadores de Serrarias e Marcenarias não se preocupam muito com a qualidade das serras que utilizam. Tampouco há preocupação com a troca ou afiação das lâminas quando necessário.

Geralmente, eles alegam que as serras são todas iguais, que elas ainda têm fio ou que há grande perda de tempo na troca ou afiação das serras. O resultado? Sem dúvida, um trabalho mal feito ou, ainda, um grande desperdício de matéria prima.

Por isso, para trabalhar a madeira com eficiência, o profissional deve ter a sua disposição boas serras com lâminas que apresentem maior durabilidade de corte e maior resistência ao desgaste, garantindo um trabalho eficiente, preciso, seguro e cômodo ao trabalhador.

O que garante uma boa lâmina de serra?

A qualidade de qualquer serviço destinado ao corte da madeira depende inteiramente do desempenho da lâmina de serra, ou seja, uma boa lâmina será a garantia de um trabalho bem realizado, eficiente e que necessita de menos reparos posteriores.

Uma boa lâmina de serra começa pelo seu processo de fabricação, o melhor processo no mundo de fabricação dos dentes é pelo processo de Retífica, isso é a base para se obter serras de alta qualidade.

Com esse procedimento, o acabamento da superfície da serra será elevado, e o produto sofrerá menor ação de rugosidade superficial, diminuindo a possibilidade de pequenas trincas e, consequentemente quebra da lâmina.

O material empregado nos dentes também é um diferencial presente em boas lâminas de serra. Isso porque, nos dentes da lâmina o material deve ser diferente daquele que existe em sua base.

Após a fabricação dos dentes, eles precisam passar por um processo de endurecimento do aço na ponta dos dentes, pois serão eles que realmente produzirão o corte. Já a base deve ser feita para trazer mais flexibilidade e maleabilidade, facilitando o processo de corte.

Dessa forma, os dentes de uma boa lâmina de serra podem ser fabricados em aço temperado, enquanto a base pode ser constituída por aço que ofereça tenacidade suficiente para que a lâmina não se quebre.

Dessa forma, se você quiser escolher uma lâmina de serra para madeira com excelentes características, uma boa opção podem ser as Serras para Madeira Wood Blade, da Mill que passam por todos os processos acima.

Conheça a Wood Blade Madeira

Os modelos Wood Blade para Madeira estão entre as melhores lâminas disponíveis no mercado brasileiro, pois apresentam todas as qualidades reconhecidas em boas lâminas.

As serras da linha Wood Blade apresentam superfície plana e homogênea, com dentes feitos de aço alto carbono temperado e devidamente retificados e endurecidos, garantindo ótima eficiência, com maior resistência ao desgaste e maior durabilidade do corte.

Oferecem também fácil laminação e maior número de reafiações, portanto, maior durabilidade.

A linha de serras Wood Blade é indicada para realização do corte de madeira e tábuas macias (exemplo do pinus) ou tábuas e madeiras mais duras e pesadas (caso do eucalipto e madeiras nativas).

A linha apresenta, ainda, diferentes tipos de corpos, sendo que cada um deles é destinado a um tipo específico de corte, desde os largos e pesados (realizados pelas lâminas mais espessas) até os cortes mais finos (realizados pelas lâminas menos espessas), garantindo cortes perfeitos para todas as necessidades.

Se você trabalha com cortes de madeira, vale a pena conhecer a linha Wood Blade da Mill. Contate um de nossos representantes, eles estarão a sua espera!

Gostou? Compartilhe!