Em razão do constante aperfeiçoamento e da grande intensificação da produção industrial, as caldeiras são hoje um dos alicerces da indústria mundial, já que geram o vapor que é indispensável para diversas atividades.
Elas são usadas não apenas para movimentar máquinas, mas também para a limpeza (esterilização) e aquecimento em geral, tendo ainda, participação direta no processo produtivo.
Além da indústria mais pesada, outras empresas também se utilizam do vapor gerado pelas caldeiras, como é caso de restaurantes, hotéis, hospitais e frigoríficos.
Toda caldeira é considerada um trocador de calor que trabalha com pressão superior à pressão atmosférica, produzindo vapor a partir da energia térmica fornecida por fluídos térmicos.
Entre as caldeiras mais tradicionais estão as caldeiras flamotubulares. Quer saber mais sobre elas? Acompanhe nosso artigo:
O que são caldeiras flamotubulares?
As caldeiras flamotubulares foram as primeiras a serem criadas. São também conhecidas como tubo-de-fogo, tubo-de-fumaça ou pirotubular.
Nela, os gases quentes provenientes de uma combustão circulam no interior dos tubos em um ou mais passes, deixando a água por fora dos mesmos. Ou seja, o fogo ou gás é enviado através de tubos para dentro da caldeira e são cercados pela água, que será transformada em vapor.
Essa caldeira é relativamente simples, e por isso é muito utilizada, sendo comum em locomotivas e navios. Mesmo com o aparecimento de caldeiras mais modernas, as flamotubulares ainda continuam muito populares.
Tipos de caldeiras flamotubulares
Vários são os tipo de caldeiras flamotubulares, dentre as quais, podemos destacar as verticais e a horizontais.
Caldeiras flamotubulares verticais:
Nas caldeiras verticais, os tubos são colocados verticalmente em um corpo cilíndrico, fechado em suas extremidades por placas que são conhecidas como espelhos. A fornalha interna fica no corpo cilíndrico logo abaixo do espelho, localizado na parte inferior da caldeira.
Neste tipo de caldeiras, os gases de combustão sobem através dos tubos, aquecendo e vaporizando a água presente em volta deles, gerando o vapor. Esse tipo de caldeira é mais utilizado em locais onde o espaço é reduzido e não requer grande quantidade de vapor.
Caldeiras flamotubulares horizontais:
As caldeiras horizontais abrangem vários modelos, como as caldeiras Cornuália, Multitubulares, Lancaster e Escocesas, que utilizam grande volume de água. Cada uma apresenta construções distintas , dando a elas características específicas.
As caldeiras flamotubulares horizontais são constituídas por um vaso de pressão cilíndrico colocado na horizontal, com dois tampos planos (os espelhos) onde ficam afixados os tubos e a fornalha.
As modelos mais modernos têm diversos passes de gases, sendo mais comuns uma fornalha e dois passes de gases.
Vantagens das caldeiras flamotubulares
- Construção fácil, necessitando de menores custos de investimento.
- Menor custo de investimento inicial.
- Costumam utilizar qualquer tipo de combustível para a produção do vapor.
Manutenção das caldeiras flamotubulares
Entre os maiores problemas de durabilidade das caldeiras, podemos citar a corrosão. Ela age como fator de redução da espessura das superfícies submetidas à pressão. Assim, a manutenção das caldeiras deve guiar-se para controlar o nível de corrosão dos componentes.
Além da proteção das caldeiras contra a corrosão, devemos também priorizar o controle e limpeza químicos das caldeiras, além da manutenção das válvulas de segurança e demais componentes, garantindo maior eficiência e segurança nas operações.
Por fim, sabemos que todo tratamento para obter bons resultados depende de um controle eficiente e sistemático das atividades, considerando os parâmetros, operações e procedimentos, tanto de utilização, quanto de manutenção das caldeiras.
Assim, faz-se fundamental que a empresa sempre tenha um plano de inspeção para manutenção das caldeiras que deve ser seguido à risca.
Você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de caldeira? Então contate nossos representantes que vão auxiliá-lo prontamente!