Você que acompanha o blog da Mill sabe que as caldeiras são equipamentos fundamentais em praticamente todo tipo de indústria. Elas são responsáveis por gerar vapor por meio do aquecimento da água, produzindo energia que será utilizada em vários processos industriais.
Mas, o grande público desconhece outras funcionalidades das caldeiras. Elas também apresentam importância significativa na geração de energia em vários outros tipos de empresas, que nem sempre tem ligação direta com indústrias.
Então convidamos você a conhecer quais são as múltiplas funcionalidades das caldeiras na geração de energia, além das características que essas caldeiras devem ter.
Caldeiras e suas outras funcionalidades
Além dos processos industriais, as caldeiras também são bastante utilizadas na geração de energia em uma variedade bem grande de empresas. Veja alguns dos processos onde a caldeira é utilizada:
– Aquecimento da água em hotéis, hospitais, lavanderias: As caldeiras são ótimos geradores de vapor para o processo de aquecimento de água para chuveiros e processos diários como lavanderias, limpeza das dependências e cozinhas.
– Geração de energia para frigoríficos: Frigoríficos são ambientes onde o funcionamento de uma caldeira é imprescindível, já que o vapor gerado pelas caldeiras é constantemente utilizado em vários departamentos.
Veja como exemplo as salas de abate. Nestas salas, caldeiras irão gerar o vapor responsável pelo fornecimento de água quente, utilizada constantemente para lavar as mãos, carcaças e/ou esterilizar utensílios.
Além disso, a graxaria representa outro setor onde essa necessidade. Esta energia será utilizada nos digestores responsáveis pelo cozimento da matéria prima, além da limpeza geral das dependências.
– Geração de vapor para fábricas: Além das grandes indústrias, as caldeiras também são importantes na geração de energia em pequenas fábricas, como padarias industriais e fábricas destinadas a produção de alimentos (caso de alimentos processados, doces e bebidas).
Nestes ambientes, as caldeiras podem fornecer energia para fogões industriais e aquecimento de tanques destinados a várias funcionalidades.
– Geração de vapor para processamento do leite: Na indústria de laticínios as caldeiras são fundamentais para gerar energia fornecida aos equipamentos que processam o leite. Os equipamentos usam essa energia para os processos de pasteurização, fabricação de creme de leite e fermentação (para a produção de queijos, iogurtes e requeijões).
– Aquecimento de água na indústria têxtil: fábricas de tecidos necessitam de elevada quantidade de vapor para promover o aquecimento da água utilizada para alvejar e tingir tecidos, além disso o vapor gerado pelas caldeiras auxilia na secagem das peças em estufas.
Caldeiras mais recomendadas para esses processos
As caldeiras flamotubulares são as mais recomendadas, além de serem compactas e com capacidade de produção de vapor compatível com a demanda. As caldeiras flamotubulares também utilizam uma enorme gama de combustíveis, caso da biomassa, tão importante para a questão sustentável atual.
Neste sentido, a Mill oferece duas opções bastante interessantes, conheça-as:
Caldeira flamotubular com grelha fixa
A Caldeira flamotubular com grelha fixa da Mill apresenta tecnologia que garante maior eficiência térmica, aliada ao menor consumo de combustível e ao baixo nível de emissões.
Essa caldeira oferecida pela Mill apresenta operação e manutenção fáceis, com baixo custo operacional, sendo indicada à indústria alimentícia e têxtil, além de geração e cogeração de energia.
Caldeira flamotubular com grelha móvel
A Caldeira flamotubular com grelha móvel da Mill também apresenta como características a maior eficiência térmica agregada ao menor consumo de combustível.
Também apresenta construção compacta, sem obra civil complexa em sua instalação, já que sua construção ocorre ao nível do solo (nível zero) com a montagem em campo sendo bastante simples e rápida.
Esses dois modelos de caldeiras flamotubulares da Mill tem capacidade de geração de 1 a 40 toneladas de vapor por hora com pressão de trabalho de 10 a 30 kgf/cm2, atendendo as necessidades de vários clientes.
Aceitam também várias fontes de biomassa como combustível, caso da casca de arroz, resíduos de madeira e de cana de açúcar, além de cavaco. Vale a pena conhece-las.
Quer saber mais sobre as caldeiras flamotubulares mais compactas da Mill? Então entre em contato com nossos representantes.