O Brasil é hoje um dos países que mais faz uso de energia renovável do mundo industrializado. Prova disso é que quase metade de toda a matriz energética brasileira tem como fonte os recursos hídricos, o etanol e a biomassa.
Ainda sobre essa matriz energética, temos que enfatizar a importância da energia gerada a partir da biomassa, tanto na geração de energia quanto na questão da sustentabilidade.
Considerada uma energia renovável, a biomassa faz uso de uma diversidade bem grande de materiais para a geração de energia, casos dos resíduos florestais, agrícolas e de serrarias, além de plantações florestais e culturas energéticas.
Além disso, o potencial de crescimento e participação da biomassa na matriz energética brasileira não para de crescer, beneficiando todo o mercado. Veja como está o mercado e como fazer a sua indústria se beneficiar deste momento.
Biomassa: grande potencial de crescimento
O uso da biomassa está em franca ascensão no Brasil – já responde por quase 10% da matriz energética brasileira – mas seu potencial de crescimento é ainda maior. Segundo diversos estudos, a biomassa, (junto com a energia eólica e solar), deve ser um dos tipos de energia que mais vai se desenvolver nos próximos anos.
Essa boa perspectiva também se deve à maior aceitação desse tipo de energia por parte das indústrias. Já são muitas as empresas que começam a investir em geradores de energia que substituem os combustíveis fósseis por fontes alternativas, caso da biomassa, que é uma boa opção.
Esta mudança vem ocorrendo principalmente devido ao fato da maior necessidade das indústrias em alcançar metas de redução de emissão de poluentes, mediante avanço das exigências sobre sustentabilidade.
Mercado da biomassa e sua relação com o avanço tecnológico
Toda essa boa perspectiva do maior uso da biomassa tem relação direta com o avanço da tecnologia. Na atualidade, os equipamentos utilizados tanto para a combustão da biomassa quanto para a preparação do material estão cada vez mais eficientes e garantem maior qualidade no processo de geração da energia.
Um desses avanços tecnológicos vem ocorrendo na produção mais eficaz do cavaco, material bastante utilizado em caldeiras e geradores de energia a biomassa presentes nas indústrias.
O cavaco representa um bio-combustível que apresenta boas características na geração de energia. Geralmente os cavacos são produzidos através de sobras de madeira em serrarias, caso dos pedaços pequenos de madeira, madeiras tortas, lascas, costaneiras e outros.
Vale ressaltar que, para ser transformado em cavaco, tais resíduos precisam passar por um processamento preparatório, onde equipamentos específicos “picam” a madeira.
Com o avanço da tecnologia, já existem ótimos equipamentos que transformam os resíduos de madeira em cavaco. Um destes equipamentos são os Picadores Mill, que veremos a seguir.
Picadores Mill: destinados à alta produção de cavaco
A Mill tem em seu portfólio uma variedade importante de Picadores de alta performance destinados à produção de cavaco.
Os Picadores Mill são equipamentos projetados para receber costaneiras, resíduos da serraria e até resíduos florestais, transformando-os em cavaco. Esses equipamentos também são super reforçados e garantem alta produção deste tipo de material.
Devido ao seu modo de construção, o picador Mill exige baixa manutenção. Para garantir a segurança do operador, esse equipamento possui ainda proteções extras de segurança, com possibilidade de dispor de detector de metais (opcional).
Os Picadores Mill variam conforme suas especificações técnicas, como altura e largura da boca de entrada, capacidade do motor principal e capacidade de produção (m st/h), com uma ampla gama a fim de atender as mais diversas demandas.
Ficou curioso sobre os Picadores Mill para produção de cavaco? Então saiba mais sobre nossas opções aqui.