Você está pensando em montar uma madeireira ou então já possui uma e deseja saber o que pode ser feito para otimizar a sua produção e também conhecer os equipamentos mais importantes para esse tipo de negócio?
Neste artigo, falaremos um pouco sobre a estrutura necessária para o bom desenvolvimento de uma madeireira, assim como também dos seus principais equipamentos.
Localização
Antes de falarmos da estrutura de uma serraria em si, precisamos abordar um aspecto muito importante para a garantia de sua competitividade, à sua localização.
O ideal é que as serrarias estejam sempre próximas aos fornecedores de tora, uma vez que a distância entre a serraria e estes fornecedores costuma aumentar consideravelmente os custos relacionados ao transporte e consequentemente com o custo final do produto.
No entanto, uma madeireira também não pode ficar muito distante de seus fornecedores, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio ideal para a sua localização.
Estrutura Física de uma serraria e madeireira
Uma serraria e madeireira é dividida basicamente nos seguintes setores:
- Pátio de Toras;
- Galpão de Secagem;
- Área Produtiva;
- Área Administrativa.
O pátio de toras é o que demanda maior espaço em uma madeireira, é neste local que fica a madeira bruta recebida dos fornecedores de toras. O ideal é que áreas destinadas para este fim tenham ao menos 4.000m².
O galpão de secagem por sua vez é a área destinada a secagem e armazenamento da madeira já processada, este espaço possui em média cerca de 500m², a depender do porte da madeireira.
A área produtiva é o local destinado ao processamento da madeira. O espaço ideal para esta área pode variar entre 200m² a 1000m², tudo vai depender da capacidade produtiva e do layout de máquinas da madeireira.
Por fim a àrea administrativa que em geral possui cerca de 200m², sendo composta por banheiros, vestiários, refeitório e escritório de apoio administrativo.
Equipamentos e maquinários
Por fim, mas não menos importante e assunto principal deste texto, precisamos destacar alguns equipamentos essenciais para a produtividade de uma madeireira.
Pá Mecânica: Equipamento importante em uma madeireira a pá carregadeira pode ser útil em diversas atividades, dentre elas, no transporte e descarte de restos de madeira e pó de serragem.
Empilhadeira de toras: As empilhadeiras de toras são fundamentais no processo logístico das madeireiras e serrarias. Através deste equipamento é possível descarregar os caminhões e organizar o pátio de toras com maior agilidade e segurança.
Destopadeira: Equipamento projetado para receber blocos ou tábuas e efetuar o corte do comprimento da peça desejada.
Esteira Transportadora: Equipamentos projetados para as mais diversas funções de transportes dentro da linha de produção.
Serra Fita Horizontal: Equipamento projetado para receber toras e efetuar dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Fita Circular: Equipamento projetado para receber semi blocos de madeira e efetuar vários cortes simultâneos com serras circulares para formar tábuas de qualquer espessura.
Esperamos que com esse artigo tenhamos retirado suas principais dúvidas quanto a estrutura de uma madeireira e suas principais máquinas.
Ainda não conhece os equipamentos Mill? Visite a nosso página de equipamentos ou entre em contato conosco!