Depois de um ano cheio de desafios e muitas oportunidades chegou a hora de descansar e curtir as festas de final de ano sem nenhuma preocupação, certo?
Errado…. Não é bem assim! Se você é o gestor de uma indústria, mesmo que ela seja de pequeno porte, você precisa se programar para que as diversas ocorrências relacionadas ao final de ano não comprometam o bom andamento do seu negócio.
Você dará férias coletivas? Precisará adiantar pedidos? E o armazenamento programado de insumos para o início do novo ano? De fato, muitas são as ações de final de ano que você precisa programar para que suas festas ocorram sem percalços.
Quer algumas dicas? Então confira nosso post de hoje.
Férias coletivas: Vale a pena?
Dar férias coletivas nas indústrias vem sendo uma prática bastante comum em variados processos industriais. Elas costumam ser concedidas em períodos do ano em que os estoques crescem, mas a demanda pelos produtos não é tão elevada, este é o caso do período de Natal e Ano Novo em diversos setores da indústria.
As férias coletivas costumam ser bastante vantajosas tanto para o empregador quanto para o empregado. O empregador aproveita a baixa no movimento para conceder as férias e reduzir custos, já o empregado renova as suas energias, iniciando um novo ano com mais disposição para produzir.
Entretanto, se seu ramo de atuação se aquece exatamente durante as festas de final de ano, como é o caso da indústria alimentícia, você precisa do comprometimento de todos seus funcionários, afinal essa é a oportunidade onde os lucros serão maiores, portanto, férias coletivas não é uma opção.
Armazenar insumos para o início do ano: Será necessário?
Assim como a sua indústria, diversas outras indústrias (inclusive aquelas que oferecem matéria-prima para a sua) também tendem a reduzir a produção do final de ano. Com isso, se não houver o correto planejamento, você pode ficar sem matéria-prima para iniciar a produção no próximo ano.
Por isso é importante que você se programe e faça um estoque suficiente para atendem este período pós-final de ano. Dessa forma, quando seus funcionários voltarem ao trabalho, haverá matéria-prima suficiente para atender os pedidos até a normalização das entregas.
E, caso você seja um fornecedor de insumos, você deve estar preparado para atender pedidos urgentes de seus clientes. Neste sentido, planejamento da produção é imprescindível. Esse planejamento envolve disposição do espaço físico, número de funcionários e claro a mantença da qualidade.
Manutenção de final de ano: As férias são o momento ideal
Geralmente durante os dias que antecedem as festas de final de ano, muitas empresas simplesmente param as atividades. Mas e se você usar esse tempo sem atividades e programar as paradas para manutenção de máquinas e equipamentos, que são sempre necessárias?
As paradas programadas para manutenção dos equipamentos são fundamentais para que a empresa consiga se manter competitiva, principalmente em termos de volume de produção, performance, custos operacionais e produtividade.
Assim, aproveitar este período de final de ano pode ser uma grande oportunidade para planejar uma parada programada para manutenção, sem que esta atrapalhe as atividades relacionadas à produção.
A base das atividades realizadas nestas paradas são geralmente as manutenções preventivas, mas nada impede que este momento seja utilizado para também realizar manutenções corretivas planejadas e detectivas, além de outros projetos destinado ao incremento do processo produtivo.
Para que essa ação tenha sucesso, o planejamento detalhado é o maior aliado da indústria. Dessa forma, a primeira etapa a ser executada é a realização do cronograma geral da parada de manutenção, a partir disto será possível determinar prazos para a parada, contratar fornecedores e prestadores de serviços (se necessário) e iniciar a execução das tarefas de manutenção.
Gostou deste texto? Então aproveite suas férias de fim de ano e continue acompanhando nosso blog.