Em tempos de uma grande pandemia proporcionada pelo COVID-19, vírus que causa complicações ao sistema respiratório, frigoríficos e açougues precisam estar atentos quanto a algumas medidas de segurança que visam evitar a contaminação de alimentos, funcionários e clientes.
Enquanto no Brasil e no mundo boa parte das empresas estão com suas atividades paralisadas, devido a recomendação de isolamento social, como forma de minimizar a propagação do vírus COVID-19, aquelas empresas ligadas ao setor de alimentação precisam continuar prestando seus serviços e comercializando seus produtos para atender a demanda alimentar da população.
Neste sentido, falaremos no artigo de hoje, a respeito de algumas medidas de higiene e segurança que precisam ser tomadas ou redobradas para garantir o maior nível possível de segurança alimentar para frigoríficos, açougues e estabelecimentos congêneres.
Higienização da infraestrutura e do estabelecimento: Todos nós sabemos da importância em seguir todas as orientações quanto a correta limpeza e higienização de estabelecimentos que manipulam alimentos. Boa parte destas determinações e recomendações são feitas pelos órgãos de vigilância sanitária, responsáveis também por fiscalizar o cumprimento de tais medidas.
Sendo assim, Revise a rotina de limpeza e higienização do açougue ou frigorífico como um todo. Intensifique a periodicidade das limpezas realizadas durante cada turno de trabalho.
Esteja atento a limpeza de bancadas, freezers,equipamentos e instrumentos de corte, como facas, serras e lâminas, além do ambiente como um todo.
Quanto maior a praticidade e eficiência dos procedimentos de higienização adotados, maior será a garantia da manutenção da segurança de todos.
Higienização das mãos: Para evitar a contaminação pelo COVID-19, as autoridades em saúde recomendam a lavagem frequente das mãos com sabão ou álcool em gel. Portanto, oriente seus colaboradores quanto a lavagem periódica das mãos ou sua desinfecção com álcool em gel.
Vestuário: Oriente seus colaboradores para que utilizem corretamente, componentes de segurança como jaleco e avental. Lembramos, que o correto neste caso, é que exista no estabelecimento um local apropriado para que o funcionário possa trocar de roupa, dentro da própria empresa, evitando trazer contaminantes do ambiente externo.
Esteja atento ao sintomas: Caso algum de seus colaboradores apresentem qualquer sintoma que possa ser relacionado ao COVID-19 como febre, tosse, coriza, dor de cabeça ou fadiga e dificuldade para respirar, dispense o mesmo de forma imediata e o oriente a procurar auxílio médico.
Recomenda-se também, que colaboradores enquadrados no grupo de risco, como pessoas com mais de 60 anos, sejam orientados a permanecer em quarentena nesse período.
Evite aglomerações: De acordo com as recomendações das autoridades em saúde e vigilância sanitária, os estabelecimentos precisam controlar o acesso de clientes, evitando assim, aglomerações. Por medidas de segurança, é necessário manter uma distância mínima de 1,5m entre cada cliente, que pode ser demarcada através de adesivos no chão.
Ofereça maior portfólio de produtos embalados: Forneça um portfólio maior de produtos já embalados, facilitando e agilizando o atendimento nos estabelecimentos.
Ofereça Delivery: Uma boa estratégia para aumentar as vendas e conquistar novos clientes neste período é apostar nos serviços de delivery, realizando entregas para aqueles clientes que não podem sair de casa.
Seguindo todas as recomendações e dicas aqui apresentadas e recomendadas pelos órgãos responsáveis, o seu frigorífico ou açougue terá sucesso na prevenção ao COVID-19 e transmitirá maior segurança a clientes e funcionários.