A madeira Pinus é originária dos Estados Unidos e chegou ao Brasil somente nos anos 70. A árvore que dá origem a madeira Pinus é o Pinheiro, hoje muito cultivado em terras do sul e também do sudeste do país. O Pinus vem sendo utilizado principalmente para a confecção de móveis e objetos em geral.
O Pinus é uma árvore de fácil plantio e adaptação, além disso, cresce rapidamente e não exige solos extremamente férteis, ricos em matéria orgânica. Devido a estas características a sua utilização está ganhando cada vez mais escala.
Com o crescimento das plantações pelo país, o preço da madeira Pinus acaba tornando-se mais atrativo em relação a outras espécies. O fenômeno dos preços mais baixos por sua vez tem como base a grande oferta da madeira no mercado e não tem qualquer relação com sua qualidade, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, mesmo sendo comercializada a um preço mais acessível, a madeira de Pinus possui boa qualidade.
Como é feita a plantação de Pinus?
Como falamos anteriormente, o Pinus é uma espécie que permite um processo rápido e descomplicado de cultivo e plantio, vamos conhecer um pouco melhor:
Cultivo das mudas
Para realizar o plantio do Pinus, o primeiro passo é adquirir suas sementes em lojas especializadas ou coletá-las em árvores já existentes. Para que a sua plantação atinja os objetivos esperados, é importante considerar sementes de boa qualidade e procedência.
Após adquirir ou coletar as sementes, é preciso passar pelo processo da semeadura, que pode se dá de três diferentes formas:
Sementeiras: Nas sementeiras, deve-se espalhar as sementes e após sua germinação realizar a repicagem das plântulas, transferindo-as para recipientes apropriados para a continuidade dos processos.
Mudas embaladas: Neste método de semeadura, as sementes são colocadas em recipientes como tubetes ou sacos plásticos.
Canteiros de muda: Neste método, realiza-se a semeadura em canteiros, onde as mudas recebem todos os cuidados necessários até o seu plantio.
Vale destacar que é necessário aguardar que as mudas atinjam um tamanho mínimo de 30cm antes de avançar para a fase do plantio.
Plantio
Na fase do plantio, é preciso garantir que o solo esteja preparado, fertilizado e livre de uma das grandes inimigas do Pinus, as formigas.
Após a preparação do solo, precisamos levar em consideração o espaçamento a ser utilizado para a plantação do Pinus, que em geral é de aproximadamente 2,5m.
O plantio do Pinus poderá ser feito de forma manual, através do alinhamento e abertura de covas, com a posterior distribuição de mudas ou com equipamentos mecanizados, que realizam o transporte das mudas e a abertura das covas.
Cuidados especiais com o plantio do Pinus
Para um correto desenvolvimento do Pinus, é preciso ter atenção com alguns cuidados importantes:
Limpeza: É importante manter a limpeza das áreas de plantio, evitando a proliferação de outras espécies de ervas e plantas que possam atrapalhar o desenvolvimento do Pinus. Limpe as áreas de plantio periodicamente.
Combate às formigas: As formigas são vistas como inimigas das plantações de Pinus e podem gerar grandes prejuízos. Para evitar problemas é preciso manter atenção redobrada e mantê-las sempre afastadas das plantações.
Por fim, após um período de aproximadamente 8 a 12 anos a madeira de Pinus já estará suficientemente desenvolvida para extração e aproveitamento.
Gostou do nosso artigo? Então não deixe de acompanhar o blog da Mill e fique sempre por dentro de conteúdos interessantes e de alta qualidade!