Nos últimos anos, a indústria madeireira vem se tornando altamente globalizada e busca vantagens competitivas que possibilitem a sustentabilidade do negócio.
A busca pela padronização dos processos produtivos é uma ação que gera resultados positivos de ordem quantitativa e qualitativa e influencia na qualidade do produto final.
Qual é o conceito da padronização?
Padronizar significa normatizar, reduzir, esquematizar, sistematizar e documentar todos os processos produtivos nas empresas, direcionando-os a apresentar maior qualidade e menores falhas e desvios na produção.
Diferente do que muitos podem pensar, a padronização dos processos não pretende “engessar” as ações, nem impede que novas ideias sejam aplicadas.
O ato de padronizar será uma maneira para detectar a melhor forma de execução dos processos, definindo um padrão, a partir daí as melhorias podem (e devem!) ser inseridas ao longo do tempo tornando o processo ainda mais eficaz.
Benefícios da Padronização
1# Aumento da produtividade: Será possível aumentar consideravelmente a produtividade, devido a possibilidade de um controle rápido e confiável do estoque e dos colaboradores, além de maior aperfeiçoamento das técnicas de produção;
2# Melhor operacionalização dos processos produtivos: Procedimentos são definidos previamente, isso facilita o desenvolvimento das habilidades necessárias nas pessoas, que poderão executar as tarefas conforme os padrões, garantindo a manutenção e melhoria dos resultados.
3# Redução dos custos operacionais: Esta é uma consequência direta ao adotar a padronização de processos. Como os mesmos parâmetros são seguidos, o uso dos recursos se torna potencializado, reduzindo os preços dos produtos, atraindo novos clientes e, consequentemente, aumentando a lucratividade.
E para a indústria madeireira? Quais são os benefícios?
1# Diminuição de erros nos processos produtivos: A indústria madeireira é uma atividade que demanda pessoas devidamente capacitadas para operar o maquinário e as ferramentas, porém, uma diversidade de erros quanto a qualidade e excesso de desperdícios podem ocorrer. Com a padronização esses erros tendem a ser minimizados, afinal, os procedimentos estarão previamente definidos.
2# Maior interação entre gerentes e colaboradores: Gerência e equipe de campo passam a trocar experiências a fim de alinhar as atividades, havendo clara definição das reais atribuições e responsabilidades de cada um dos participantes no processo produtivo.
3# Ganho em tempo e dinheiro: A padronização terá a função de tornar os processos mais organizados. Isso é essencial para a indústria madeireira, pois perde-se menos tempo para fazer as tarefas previstas, otimizando-o.
Por fim, com a padronização será possível definir o mínimo desperdício de madeira e demais matérias-primas da indústria madeireira, e isso resultará em ganhos econômicos representativos.
Seguindo uma eficiente padronização, a indústria madeireira estará apta a gerenciar seus processos produtivos de forma ágil e sempre atual, resultando em ganhos de produtividade, lucrativdade e qualidade do produto final.
Gostou do nosso conteúdo de hoje? Veja mais posts sobre a indústria madeireira em nosso blog.
Até o próximo post!