A manutenção está diretamente atrelada ao sucesso da empresa e tratá-la com importância, é perceber que a manutenção não é custo e sim um investimento.
Os passos iniciais para trabalharmos de forma segura e produtiva, é com o treinamento. Os operadores precisam receber instruções de segurança e regulagem dos equipamentos, conforme prevê a norma além disso possibilita manter os cuidados necessários.
Os treinamentos iniciais devem ser ministrados por pessoas capacitadas do fabricante, pois eles detêm de informações detalhadas do produto, podendo sanar dúvidas, que trarão o resultado esperado.
A segunda ação é a manutenção preventiva nos equipamentos para reduzir paradas durante o processo, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir custos e garantir a segurança dos colaboradores.
Dentro da manutenção preventiva, indicamos utilizar peças de reposição originais, dessa forma você mantém o projeto do equipamento, pois são componentes calculados pela engenharia.
O cliente deve manter um responsável especializado pela lubrificação dos equipamentos, limpeza diária, ajustes e revisão dos componentes. A leitura atenta do manual do equipamento também deve fazer parte deste processo.
Normalmente, os desgastes possuem um limite em cada equipamento, e é a manutenção que é capaz de corrigir estas condições e restaurar o funcionamento, eliminando desgastes prematuros ou de outros componentes.
Um exemplo do limite do equipamento é em nossas Serras Fitas Horizontais e Verticais, que possuem volantes e estes precisam de retífica. O tempo para executar este serviço depende do turno de trabalho e outras condições, porém volantes são peças chaves e caso este serviço não seja executado de forma correta, começam a parar a produção da serraria e gerar gastos extras com as ferramentas de corte (lâminas de serra). Manter este serviço de forma preventiva, lhe trará economia.
Outro serviço que está unido a retífica de volantes, é a regulagem dos cabeçotes desses equipamentos citados. Dentro da regulagem dos cabeçotes, estão a regulagem do guia e a tensão adequada da lâmina de serra, que junto com a lubrificação adequada, são fundamentais para durabilidade da ferramenta de corte.
A Mill Máquinas possui profissionais preparados para executar estes exemplos de serviços citados, entre outros, bem como conta com veículos na Assistência Técnica equipados com ferramentas e peças de reposição em estoque, que possibilitam um atendimento de qualidade.
Seguindo essas orientações, nossos clientes são compensados pela longa e satisfatória vida útil dos equipamentos Mill.
Esses são alguns dos cuidados necessários para a manter seus equipamentos, faça essa experiência em sua empresa e conta para a gente o resultado.
Carol Ristow, Coordenadora de Assistência Técnica