A segurança e a saúde do trabalhador sempre representaram grandes preocupações no âmbito das indústrias do setor.

As NRs definem todos os requisitos e procedimentos relativos à segurança e saúde no trabalho e, dentre as NRs, uma das mais importantes é a NR12, designada como “SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS”.

A NR12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Você quer saber mais sobre a NR12 na indústria madeireira? Então leia este post exclusivo.

Entendendo a NR12

Dentre as normas, a Norma Regulamentadora nº 12 é uma das mais extensas e foi criada pela Portaria n.º 3.214, de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho (sendo modificada algumas vezes por meio de outras portarias).

Basicamente, a NR12 visa garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

Na garantia dessa segurança, a NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, como transporte, instalação, utilização, manutenção e sua eliminação ao final da sua vida útil.

De forma reduzida, pode-se dizer que a NR12 tem como objetivos:

  • Garantir a Segurança do trabalhador;
  • Melhorias das condições de trabalho em máquinas e equipamentos de uso geral;
  • Garantir máquinas e equipamentos intrinsecamente seguros.

Medidas exigidas pela NR12 para garantir a segurança dos trabalhadores

Basicamente, a NR12 exige medidas de proteção coletiva e proteção individual, além de medidas administrativas. Veja abaixo algumas das exigências:

  • Medidas de proteção coletiva
    Envolvem a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias. Além de que, a exigência de um circuito de parada de emergência é uma clara exigência da NR12.
  • Medidas administrativas
    O treinamento periódico e devidamente documentado de funcionários é a medida administrativa mais importante, devendo envolver os procedimentos internos e riscos da atividade. A empresa deve ainda adotar uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, diminuindo a probabilidade de falhas técnicas.
  • Medidas de proteção individual
    Deve ser aplicada durante a jornada de trabalho, com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). Os itens devem ser definidos no PPRA (Programa Prevenção a Riscos Ambientais), previsto pela NR 9, e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), determinado pela NR 7.

É fundamental também que a indústria tenha o documento de análise de risco de suas máquinas e equipamentos. Esse documento é o mais importante para atender às exigências da NR12, visto que nele que estarão os riscos (e soluções de segurança) inerentes a cada máquina.

A NR12 na indústria madeireira, nas serrarias

Geralmente, serrarias apresentam riscos para a saúde do trabalhador que são inerentes à indústria em geral, porém numa proporção muito maior devido ao uso e operação de equipamentos que oferecem perigo mais elevado.

Condições de usinagem não apropriadas, não proteção das partes móveis da máquina, estado precário de afiação e falta de dispositivos de segurança em caso de algum problema são alguns dos riscos que podem colocar em risco a integridade e segurança do operador, deixando-o mais sujeito aos acidentes.

Para solucionar tais riscos, toda indústria madeireira, principalmente as serrarias, deve ter planos de ação para manter total conformidade das suas atividades, máquinas e equipamentos junto à NR12.

Entre as ações mais importantes de adequação, podemos citar:

  • Proteção das partes móveis dos equipamentos;
  • Demarcação das zonas de perigo;
  • Adoção de dispositivos de segurança para acionamentos, desacionamentos e paradas de emergência;
  • Limpeza do piso;
  • Capacitação do operador antes dele assumir a função ou reciclagem quando ocorrerem modificações significativas nas instalações e na operação das máquinas.

A NR12 fornece referencias técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção que visam garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores, possibilitando realizar adequações em máquinas e equipamento, tornando-os mais seguros para serem operados.

Busque sempre seguir a NR12. Você garantirá à segurança dos trabalhadores da sua serraria! Até o próximo post.

Gostou? Compartilhe!