Na última década o Brasil vem se recuperando de uma crise bastante intensa em diversos setores, e um dos setores que mais se recuperam é o da alimentação, que está em fase de grande aquecimento, mas também de evolução. E a tendência para os próximos anos é que o setor tenha grandes perspectivas.
Para que consigam compartilhar dessa perspectiva, as empresas ligadas ao ramo de alimentação precisam estar sempre atentas às tendências, para que se preparem e consigam aproveitar as melhores oportunidades.
Veja quais são as maiores tendências do mercado de alimentação e veja como seu negócio pode se aproveitar delas.
Hábitos atuais do consumidor brasileiro
O consumidor brasileiro não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Pressionado pelo cenário de crise econômica e pela renda reduzida, ele se viu obrigado a mudar os seus hábitos de consumo para conter gastos.
Este contexto de crise fez com que o consumidor buscasse novos produtos, marcas e diferentes formatos para conseguir otimizar seu orçamento doméstico. Esse fenômeno foi conhecido como trade down, que significa “trocar para baixo”, ou seja, a substituição da marca preferida por uma mais barata.
Além desta questão, sabe-se que o atual consumidor também tem um estilo de vida cada dia mais agitado, onde poucos são os momentos destinados ao preparo do alimento, mas ao mesmo tempo o novo consumidor tem anseios de bem-estar e longevidade.
Com isso ele busca aliar a busca por alimentos mais saudáveis e de qualidade superior, mas que tenha preparos rápidos, fáceis e que realmente facilitem o dia a dia.
Concorrência aumenta e novos mercados se expandem
Toda essa conjuntura de novos hábitos do consumidor brasileiro vem aumentando o nível de concorrência entre os fabricantes de alimentos, inclusive com o surgimento de pequenos negócios com grande sucesso. Isso vem exigindo que as empresas do setor aumentem o mix de produtos, opções e formas de apresentação de seus produtos.
Com isso, muitas marcas – inclusive as mais tradicionais – buscaram se adequar às necessidades do novo consumidor, oferecendo:
· Diversificação de tamanhos de embalagens, tanto as big size (econômicas), dependendo da categoria, como as porções reduzidas;
· Diversificação de formas de preparo;
· Novos canais de comunicação e venda, caso das entregas à domicílio;
Além dessa questão, de um tempo para cá, há uma tendência que aponta para a melhoria no nível de educação da população brasileira. Assim, quanto mais conscientes, os clientes tendem a ser também mais exigentes e criteriosos.
Consequentemente, buscam alimentos com garantia de procedência, geralmente oferecidas por meio dos selos de qualidade – que é uma grande tendência no setor de carnes – conquistados por meio de boas práticas de fabricação, qualidade no armazenamento e conservação.
Como superar a concorrência?
Hoje em dia, no concorrido mercado de alimentação, só se sobressai quem atende os anseios do consumidor, por isso a oferta de bom produto é sempre essencial para superar a concorrência.
Mas para oferecer o melhor produto, é essencial que a empresa tenha um eficiente processo de fabricação, que deve ser eficiente, priorizando a segurança alimentar e o bem-estar.
Tomamos como exemplo os produtos cárneos. Hoje em dia, além de buscar carnes mais saudáveis e nutritivas, o consumidor deseja cortes diferenciados ou em embalagens que permitam o fracionamento, por exemplo.
Dessa forma, para atender a esses anseios, a indústria da carne precisa ter equipamentos modernos capazes de realizar os melhores cortes. Nesse sentido, um exemplo podem ser as lâminas de corte para carnes . Elas devem ter qualidade suficiente para executar cortes diferenciados, com o mínimo de desperdício, além de serem seguras ao operador.
Por fim, é sempre importante que um atendimento especializado, aliado ao total conhecimento do produto e do consumidor será um fator de concorrência essencial. Portanto conheça seu cliente e saiba o que ele precisa quando o assunto é alimento!
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