Os principais caminhos para o jovem entrar no mercado de trabalho são através de programas de estágio ou de aprendizagem. O estágio é a forma que o estudante tem como colocar em prática a teoria do curso que está fazendo, já a aprendizagem é destinada para jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio, em diversas áreas de atuação.
A conquista do primeiro emprego é um passo muito importante na vida do jovem que busca por autonomia e independência. Por isso, programas de estágio e aprendizagem são essenciais para inserir este público no mercado de trabalho. Pode ser chamado como a porta de entrada, o passo inicial da vida profissional de uma pessoa que está iniciando sua jornada.
Até 2018 os jovens contratados pela Mill não frequentavam a empresa, por uma série de fatores e adaptação de um jovem em área fabril, tinham apenas contato com o conteúdo teórico no curso, mas desde 2019 essa realidade mudou, faz 5 anos que as turmas de aprendizagem frequentam a empresa durante todo o período de contrato. Nos adaptamos e trazemos esses jovens para o nosso dia a dia. Fazemos questão que o conteúdo teórico seja alternado com a prática, realmente trazemos o jovem para a vivência na indústria para que ele possa trabalhar suas habilidades e aprendizado adquirido nos conteúdos teóricos. Da mesma forma que aumentamos as contratações de estagiários, dando oportunidades para profissionais iniciantes poderem ter contato com a profissão que escolheram estudar e se desenvolver.
Todos os dias o mercado de trabalho muda, além de dinâmico é exigente, competitivo e muitas vezes desafiador. São novas tecnologias, tendências, influências que surgem com o passar do tempo e que demandam, cada vez mais, de maturidade e inteligência emocional. A educação profissional aliada com as práticas dentro da empresa auxilia no crescimento desse jovem, que muitas vezes está vivenciando a sua primeira experiência de trabalho e que só precisa de uma oportunidade.
Atualmente temos um alto índice de efetivação do grupo de estagiários e aprendizes que iniciam na Mill Indústrias. Atuamos de forma que esses jovens sejam treinados e capacitados para o mercado de trabalho de forma efetiva. Na maioria das oportunidades realizamos as efetivações aproveitando cada talento dentro das oportunidades que temos.
“Onde você pretende estar daqui cinco anos?”, pode até ser uma pergunta clichê de um Recrutamento e Seleção, mas para esse grupo de pessoas faz muito sentido. Ao chegar aqui o jovem traz com ele muitas expectativas e sonhos e, mesmo que de forma despretensiosa, a resposta deles a essa pergunta foi “Estar em um bom emprego, fazendo faculdade, atuando na minha área e conquistando meus objetivos”. E não é que eles realizaram isso? Esse é o grupo de estagiários e aprendizes que hoje são efetivos na Mill. Jovens que entraram aqui em busca de seus sonhos e objetivos, que conquistaram seu espaço, foram ouvidos e vistos.
Sem medo do novo e desconhecido mundo da indústria eles abraçaram os desafios que encontraram e seguiram em frente, trazendo novas ideias e com uma visão diferente, cada um faz a diferença em sua área, seja administrativa ou fabril.
Temos muito orgulho desses jovens que iniciaram e seguiram conosco, não há transformação sem movimento, acreditamos na capacidade de cada um e no poder de mudança que isso gera.
Aqui, na Mill Indústrias, fazemos questão que esse “novo” entre pela porta da frente, que sempre sejamos propulsores desses sonhos, que eles saiam do papel e virem realidade.
Essa é a equipe que passou por esse processo, foi Aprendiz ou Estagiário e hoje compõe o quadro de efetivos da Mill. Obrigada por acreditarem na indústria, vocês fazem a diferença!
Carolina Coelho, Psicóloga Organizacional e do Trabalho, CRP 12/1657-3