A marcenaria é uma das profissões que mais possuem procura no Brasil e no mundo. O Marceneiro é, inclusive, citado na história do mundo, você sabia? Para os cristãos, essa profissão é destacada, por ser aquela que o pai de Jesus, José, exercia.
Isso demonstra a nobreza da prática e também que seu uso permitia a uma família sobreviver aos desafios da vida e ser representativa de uma habilidade manual, de forma considerável.
Neste artigo, vamos mostrar a importância do marceneiro nos dias de hoje e destacar ainda como uma ferramenta adequada pode auxiliar a destacar o seu trabalho, para um mundo cada vez mais exigente.
Origem da profissão
A origem da marcenaria é milenar; porém, o reconhecimento de profissionais que exerciam a atividade como marceneiro foi identificado apenas no século XV.
Isso porque somente nesse período a sociedade passou a reconhecer uma particularidade de criação neste profissional. Antes era considerado apenas uma atividade simplória e básica, inerente a algumas pessoas.
A criatividade e o talento são os diferenciais destes profissionais que ajudam a dar um destaque aos componentes dos locais, que passam a ser apreciados nos detalhes de verdadeiras obras de arte.
Normalmente, o marceneiro produz mobiliário, utensílios, mas também acabamentos sofisticados.
Porém, seu trabalho pode ser direcionado para a indústria e artesanato e sempre o uso das ferramentas adequadas vai contribuir para, aliada ao talento pessoal, produzir as melhores peças e agregar muito valor ao trabalho.
Diferença entre carpinteiro e marceneiro
Muitas pessoas podem confundir o trabalho de um marceneiro e um carpinteiro. Entretanto, há características distintas sobre ambos, estando relacionadas à finalidade de cada atividade.
Embora trabalhem a madeira, o marceneiro utiliza mais o cuidado com o acabamento mais refinado e que se aproxima a um estado da arte, trabalhando para criar peças exclusivas e com seu toque pessoal de criatividade.
Já o carpinteiro, trabalha com aspectos mais pesados e específicos de construção, com elaboração de moldes, formas, preparação e montagens finais, muito voltados para a engenharia civil.
Uso de equipamentos para auxiliar a qualidade
O marceneiro teve grande auxílio da evolução tecnológica e principalmente da revolução industrial, pois a introdução de máquinas e automatização permitiram que se aprimorasse o talento, com mais precisão do resultado de suas obras.
O uso de serras de fita ou circular, ferramentas de perfuração, ajustes e equipamentos mais completos e integrados permitiram o surgimento de um diferencial na qualidade de produtos entregues e zelar pela segurança dos profissionais.
Sendo uma carreira profissional que envolve riscos constantes, um equipamento adequado permite que o profissional exerça suas atividades com muito mais tranquilidade, sem riscos, com maior produtividade.
Essa evolução, no entanto, não afastou o diferencial do profissional que se dedica a este ramo, que são o seu talento e habilidades pessoais, só ampliou a possibilidade de demonstrá-las com mais precisão e segurança.
O mercado de trabalho para marceneiro
O mercado de trabalho é bem generoso com um bom marceneiro, pois aquele que respeita seus clientes com:
- prazo de entrega sempre cumpridos;
- produtos bem efeitos;
- ótimos acabamentos,
- sempre terá um serviço novo para fazer.
Produtos em madeira são sempre muito bonitos e deixam um ar bacana pela casa ou pelo local de trabalho; é um ponto decorativo muito interessante. Vale a pena contar com um marceneiro.
A importância de um marceneiro
Como vimos, o marceneiro é um profissional de destaque desde sempre, não tendo perdido sua importância, mesmo nos dias atuais com toda a evolução tecnológica.
Porém, o uso de ferramentas apropriadas traz um retorno maior ao resultado os seus trabalhos.
Mill Indústrias tem uma linha adequada para auxiliar a excelente qualidade de seu trabalho na marcenaria. Acesse nossa página e conheça nossas soluções. Qualquer dúvida, deixe seu comentário!