Para escolher lâminas para corte de marcenaria, é necessário compreender e ter conhecimento do tipo de trabalho que será realizado, assim como os equipamentos adequados a trabalhar com esses componentes, visando obter a melhor produtividade e qualidade de seu produto.
Neste artigo, vamos abordar informações sobre alguns dos diversos tipos de equipamentos existentes no mercado e as respectivas lâminas para corte de marcenaria, visando auxiliar sua escolha. Sempre com o objetivo de que você conquiste a maior produtividade possível.
Características de serras
Muitas pessoas podem não entender que, mesmo aparentemente simples, o processo de corte de madeira é bastante complexo.
Requer, inclusive, conhecimento específico para permitir o melhor aproveitamento e menor perda possível da peça que é utilizada na atividade. Para que isso ocorra, é necessário definir adequadamente as lâminas a ser utilizadas.
As lâminas para corte de marcenaria devem possuir alta resistência e dentes que possam realizar cortes especiais na madeira. No mercado, existem as mais diversas opções de cortes específicos. Isso ocorre, exatamente para proporcionar o melhor acabamento e qualidade nos produtos.
As lâminas para corte de marcenaria devem ser adequadas às respectivas serras em que serão usadas, que podem ser manuais ou elétricas. Devem permitir o uso de lâminas adequadas a cada operação, visando atingir o resultado desejado.
Tipos de serras
Cada corte a ser realizado deve se valer de lâminas para corte de marcenaria da forma mais adequada e precisa possível.
A seguir relacionamos os tipos de serras ideais para uso na marcenaria:
Serras manuais
Utilizadas para cortes em: tábuas, aglomerados, paineis de madeira maciça, compensado, MDF etc.
Possuem punhos de madeira, normalmente, mas também pode ser composto por plásticos resistentes. O formato dos dentes é bastante variado, sendo apresentados sob diferentes formas:
- Verticais – somente para traçar;
- Universais ou semideitados – visando auxiliar no corte através dos veios da madeira – chamados ainda de ‘dupla ação’.
Podem possuir proteção de teflon na lâmina que a compõe, auxiliando a operação de corte. Deve ser observada ainda a quantidade de dentes nas serras, visando auxiliar no corte.
As serras manuais possuem diversos tipos, a saber:
Serrote de costas
Com lâmina retangular, possui dentes finos que permitem cortes em folheados, molduras e perfis;
Serra de esquadrilhar
Com alta precisão, milimétrica, possui posição regulável – podendo ser regulada da direita para a esquerda, segundo ângulos de corte – fixos ou grau a grau;
Serra de caixilhos
Menor que o serrote, possui dentes com inclinação menor. Usada para cortar ripas mais finas, entalhes e molduras;
Serra de painéis
Permite iniciar o corte no meio de uma peça, sem precisar furar para obter resultado;
Serrote de ponta
Com lâmina longa, permite realizar cortes em curva e aberturas, desde que sejam feitos através de furo na peça;
Serra universal
Serve para serrar além da madeira, plásticos e metais;
Serra de arco ou recorte
Com um arco de metal, tem uma lâmina longa e desmontável;
Serra de rodear
Com um profundo arco metálico, com dentes virados para baixo, é usada em cortes de modelagem, ou recortar contornos arredondados em materiais folheados e/ou madeiras bem delicadas.
Serras elétricas
São as que permitem maior precisão no uso de lâminas para corte de marcenaria, pois permitem cortes precisos e seu muito esforço.
Propiciam cortes em madeiras maciças, sempre com excelente acabamento e precisão; além de evitar perdas acentuadas.
Nesse contexto, existem também diversas opções de lâminas e maior preocupação com segurança para quem efetua o corte de madeira; afinal, por serem de altíssima velocidade, necessitam de muito maior atenção da parte de seus operadores.
São tipos de serras elétricas:
Serra circular
Possui diversos tipos de discos de cortes, o que permite seu uso em várias aplicações. Serra madeiras maciças e resistentes. Permite cortar pregos e é perfeita para cortes no sentido do veio;
Serra tico-tico
Com movimentos de pêndulo e vai e vem, permite um menor desgaste da lâmina.
Muito adotada para cortes em curva, possui uma lâmina fixa ou girar sobre si – conhecida como scroller –, adequada para cortes curvos, retos, chanfros, rasgos e diversos outros tipos de cortes.
Muito adaptada a cortes diversos, pode fazer o trabalho das serras de fita ou circular;
Serra fita
Com movimentos contínuos, esta serra pode ser usada em vários tipos de cortes retos, irregulares, ondulados e em círculos. Tem alta durabilidade e é frequentemente adotada pelo setor moveleiro;
Serra esquadrejadeira
Usada em painéis de dimensões maiores, com cortes de alta precisão. Ideal para cortes transversais.
Escolha entre as melhores lâminas para corte de marcenaria
As lâminas para corte de marcenaria merecem atenção especial e, aliadas a competência do operador, as lâminas de qualidade são imprescindíveis para o resultado do produto final.
A Mill Indústrias possui as opções mais prestigiadas do mercado, quando o assunto for lâminas de serras fitas para trabalhos em marcenaria. Entre em contato conosco e comprove.
Deixe seu comentário sobre lâminas para corte de marcenaria abaixo, para que possamos sanar suas dúvidas e trazer grandes conteúdos, para atender a suas expectativas.