Você conhece à ISO 9000? Prepare-se, pois este é o tema do artigo de hoje.
Primeiramente, você deve compreender que ISO é uma Entidade Internacional. Responsável por criar normas para diversos mercados; fundada em Genebra, na Suíça, em 1947, ela é representada no Brasil pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Sua atuação ganhou grande destaque com a emissão das normas ISO 9000, que foi o marco, quando se fala em qualidade das empresas.
O que é a ISO 9000?
Esta norma estabelece os critérios a serem seguidos pelas empresas, para implantar um sistema de garantia da qualidade. Essa implantação é feita através de indicação das normas a obedecer, de modo que atenda a qualidade nos diversos processos de uma empresa.
Suas definições visam garantir a qualidade de projetos, desenvolvimento, produção, instalação e serviços nas empresas, para que seja realizada a prevenção de não conformidades nestas etapas e que se possa assegurar a satisfação dos clientes.
Normas ISO
Atualmente, somente a norma ISO 9001 vigora para efeito de certificação de qualidade no Brasil, porque concentra as diretrizes gerais das demais normas ISO, referentes ao tema qualidade.
Dentro das normas ISO 9000 estão compreendidas as seguintes normas:
· ISO 9002, garantia da qualidade da produção e instalação;
· ISO 9003, garantia de inspeção e ensaios finais;
· ISO 9004, garantia do processo de desenvolvimento, implementação e melhoria de um sistema de gestão da qualidade.
Como normas acessórias ao tema da qualidade existem ainda:
· ISO 8402, sobre conceitos e terminologia da qualidade;
· ISO 10011, abordando as diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade;
· ISO 14000, sobre gestão ambiental.
Evolução da certificação
Criada em 1987, contemplava três normas que estavam sujeitas a certificação, que eram as ISO’s 9001, 9002 e 9003. Após três anos, a ABNT emite a versão traduzida para o português das normas, estabelecendo a classificação NBR ISO 9000.
Em 2000, essas normas foram consolidadas em apenas uma, à ISO 9001, com abordagem no gerenciamento dos processos.
Essa versão foi atualizada em 2015, para abordar a gestão do conhecimento, definição de necessidade de informação documentada dos processos e estruturação de riscos para a tomada de decisões.
Importância e vantagens de ser certificado com ISO
Como as normas ISO direcionam e, se aplicadas, certificam o sistema de gestão de qualidade da empresa, sua importância é identificada por ser uma metodologia que envolve e garante a participação da mais alta administração da organização com o compromisso de oferecer produtos e serviços, com qualidade assegurada.
Influenciando até mesmo no custo dos produtos. Isto é, processos ineficazes são identificados e corrigidos para otimizar o resultado oferecido ao cliente.
Para tal, é necessária a implantação de auditorias de qualidade periódicas. A empresa garante, assim, a verificação efetiva e constante de seus processos e da qualidade de seus produtos.
A credibilidade da empresa aumenta e o foco no cliente é constante, favorecendo a satisfação de todos os envolvidos.
Empresas que podem ser certificadas ISO
Qualquer empresa pode adotar as normas ISO 9000, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, inclusive em empresas públicas.
Essa é uma ferramenta de melhoria e garantia da qualidade com o foco no cliente final e, dessa forma, não possui limitações para seu uso em qualquer segmento da economia.
Sua aplicação certamente trará benefícios antes não alcançados.
Como funciona e quem efetua a certificação ISO
A certificação é outorgada por uma empresa certificadora nacional ou internacional, a ser definida pela marca que adota o modelo ISO 9000.
Através de auditoria da qualidade, as empresas certificadoras emitem relatórios de conformidade com as normas e efetuam as respectivas certificações das empresas, garantindo assim uma independência de avaliação e controle.
No Brasil mais de 20 empresas certificadoras estão autorizadas a funcionar pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Considerações finais sobre ISO 9000
Como descrevemos neste artigo, a norma ISO 9000 permite um diferencial de credibilidade às empresas, quanto a qualidade de seus produtos e à gestão dos negócios, ao cumprir padrões de excelência e qualidade.
Trata-se, portanto, de uma ferramenta, com padrões de garantia efetiva de empresas comprometidas em atender à satisfação dos clientes para garantir melhores resultados para todos.
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