As indústrias que atuam no segmento de produção de alimentos precisam manter atenção especial em relação a manutenção de elevados padrões de higienização e desinfecção.
A preocupação da sociedade em geral com a alimentação é cada vez maior. Sabemos, por exemplo que a falta de cuidados básicos na manipulação e no armazenamento dos alimentos, podem acarretar graves problemas de saúde. Além disso, caso fique comprovada a culpa por parte da indústria produtora, a empresa pode receber sanções e autuações por parte dos órgãos de vigilância sanitária.
Quando os processos de higienização e desinfecção falham, a empresa acaba sofrendo grandes prejuízos, não somente ligados às multas, mas também pela perda de credibilidade junto aos consumidores dos seus produtos.
Para evitar problemas futuros e garantir a qualidade dos seus produtos, veja agora algumas dicas importantes para manutenção da higienização e desinfecção na indústria de alimentos.
Dicas para higienização e desinfecção na indústria de alimentos
O processo destinado à higiene e desinfecção é baseado em, ao menos três etapas:
- Remoção de materiais: No caso de frigoríficos, podemos citar como exemplo a remoção de ossos, gordura e demais restos oriundos do processo de corte. A destinação correta dos resíduos da produção, evita a proliferação de fungos, bactérias, insetos e demais microorganismos que contribuem para a infecção dos alimentos.
- Lavagem de superfícies: As superfícies destinadas aos processos de corte e manuseio de alimentos, precisam ser constantemente limpas e livres de impurezas, evitando a contaminação. Recomenda-se para tanto a lavagem de bancadas e demais superfícies com hidrojateamento de água sem a adição de produtos químicos. A utilização de produtos químicos neste caso não é recomendada, pois também há risco de contaminação para os alimentos.
- Desinfecção: Todo o ambiente e também os equipamentos destinados à produção precisam passar periodicamente por desinfecção com a utilização de água quente e produtos específicos.
Erros comuns na higienização e desinfecção nas indústrias de alimentos
Veja agora, quais os erros mais comuns na higienização e desinfecção na indústria de alimentos:
- Uso de substâncias não autorizadas: O uso de substâncias não autorizadas pelos órgãos de vigilância sanitária, representam sérios riscos à saúde de consumidores e também dos funcionários que manipulam e mantém contato direto com os alimentos. Além de gerar um efeito oposto ao esperado, gerando riscos biológicos e químicos ao invés de preveni-los.
- Falta de capacitação: O processo de higienização e desinfecção em indústrias do segmento alimentar, deve contar com profissionais treinados e capacitados para este fim.
- Produtos químicos em concentração indevida: Este erro, está diretamente ligado a falta de capacitação dos funcionários responsáveis pela desinfecção e limpeza dos ambientes e equipamentos e pode também colocar em risco a qualidade dos produtos e a segurança alimentar.
- Climatização inadequada: Manter os ambientes climatizados em temperatura adequada, possui grande importância para garantir a qualidade dos alimentos e impedir ou retardar a proliferação de microorganismos. Quando esse cuidado não é observado, os riscos de contaminação dos alimentos cresce.
Mantenha boas práticas de higienização e desinfecção e garanta a boa reputação dos seus produtos e da sua empresa!