Em uma empresa, o maior patrimônio é ter pessoas qualificadas, motivadas, comprometidas e éticas.

Para que isso ocorra, uma implantação adequada de atividade de gestão de pessoas e gerir os negócios através do exemplo são pontos fundamentais para que se possa inspirar e conquistar sua equipe.

As maiores, mais sólidas e bem-sucedidas empresas investem intensamente nesses conceitos e, cada vez mais, priorizam seus colaboradores como os principais fatores de competitividade empresarial.

Neste artigo vamos indicar 10 boas práticas para que sua empresa tenha sucesso e uma lucratividade sempre maior, através da gestão de pessoas.

1- Pessoas são seu maior patrimônio e traz resultados

Para ter uma gestão de pessoas adequada é preciso pensar que seus colaboradores são o maior patrimônio e que podem transformar sua empresa de forma efetiva para atingir sempre os melhores resultados, como um verdadeiro ativo.

2- Ter transparência na relação

Qualquer ser humano necessita de transparência nas suas relações. Isso deve ocorrer para seguir uma liderança forte e acreditar no sucesso da empreitada.

Uma boa gestão de pessoas passa pela forma como é a transparência na relação com a equipe.

3- Ser justo nas decisões

Fazer gestão de pessoas de forma assertiva passa por ser justo, tanto em suas decisões quanto às de sua equipe de colaboradores.

Praticar justiça é uma base concreta para se obter parceria e respeito de sua equipe.

4- Implantar política de remuneração

Definir claramente a política de remuneração é importante para a gestão de pessoas, pois, dessa forma, estará divulgando, de forma transparente, reconhecimento e crescimento dos colaboradores.

5- Adotar programa de avaliação

Implantar programas periódicos de avaliação da equipe é uma ferramenta determinante para a adequada gestão de pessoas, de modo a que ocorram para ajustes e correções de rumos profissionais.

6- Desenvolver rotinas de feedback

Realizar rotinas de feedback é importante como atitude de transparência no processo de orientação do colaborador. E isso ocorre de modo a garantir clareza quanto às suas atividades e rendimentos esperados.

7- Divulgar os resultados

Ter transparência na condução dos negócios passa pelo conhecimento dos resultados da empresa e perspectivas futuras.

Empresas que promovam reuniões periódicas divulgando seus resultados obtêm 2 benefícios que são: compromisso das pessoas para melhorar esses dados e estimular a todos a entender sobre as formas de apuração de lucros ou prejuízos.

8- Adotar canais de comunicação

Um dos fatores críticos de sucesso numa equipe é ter canais de comunicação e divulgação de fatos, partindo de um posicionamento da empresa e não permitindo que notícias ou rumores surjam dentro ou fora do time da empresa.

Esse aspecto, inclusive, reduz a famosa ‘rádio corredor’, o que desestrutura, em muitos casos, o ambiente de produção.

9- Estabelecer programa de desenvolvimento

Definir um programa de desenvolvimento não significa apenas fornecer treinamentos, mas sim estabelecer metas conjuntas para a melhoria e qualificação contínua do colaborador.

E principalmente definir os desafios a ser alcançados e seus acompanhamentos.

10- Definir o papel do colaborador em seu trabalho

Os colaboradores devem ter claramente definidas suas funções e onde estão inseridos no processo da empresa, conhecendo de perto suas responsabilidades e o que se espera de sua atuação e resultados.

Considerações finais sobre gestão de pessoas

Equipe motivada e que esteja sob uma gestão transparente e ética, com ações e práticas coerentes com teorias e discursos, certamente garante uma preocupação de trabalharem para atingir as metas propostas – em ‘retribuição’ à segurança e bom tratamento profissional a eles destinado.

Isso quer dizer que, nesses casos, estarão desenvolvendo suas atividades e buscando sempre os melhores resultados como se fossem os donos reais do negócio.

Pense sempre que a transparência nas relações é fundamental para seu sucesso e ainda ao exercer uma liderança referencial para seus colaboradores.

Implante medidas que possam inspirar e transmitir confiança às relações com seus colaboradores para que tenham sempre uma equipe coesa e forte. Assim, seu sucesso estará assegurado!

Quer saber mais gestão? Veja mais em nosso blog. 

Até o próximo post!

 

Gostou? Compartilhe!