O objetivo de qualquer proprietário ou gestor de um açougue é crescer e prosperar. Esse é também o seu caso?
Então você deve, necessariamente, ter uma perfeita gestão de cada etapa do negócio, aplicando as melhores táticas de vendas, gerindo melhor os custos e lucros e negociando preços.
Mas, mesmo gerindo a parte financeira do negócio, muitos gestores de açougues ainda encontram dificuldades para melhorar a gestão num sentido mais amplo. Por isso é sempre importante nunca estagnar na gestão do negócio, ou seja, sempre é possível melhorar a gestão do açougue.
Confira algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e prosperar via melhora na gestão.
1. Conheça qualidades e defeitos do seu açougue
Qualquer procedimento de gestão, independentemente da área de atuação do estabelecimento, tem muitas qualidades, mas há também defeitos, o mesmo acontecerá com a gestão de um açougue.
Neste caso, é essencial que você mantenha todas as qualidades ligadas à gestão. Entretanto, mais importante que as qualidades é conseguir identificar as falhas e defeitos para assim criar um plano de ação para corrigi-las.
Veja alguns exemplos:
– Se há reclamações sobre a demora no atendimento, você deve criar ações para aumentar a velocidade desse atendimento;
– Se muitas pessoas reclamam da qualidade da carne, você deve identificar o problema para assim criar formas para melhorar a qualidade, como aprimorar as técnicas de corte ou trocar fornecedores;
2. Priorize o que o seu cliente exige
Quando trabalhamos com produtos perecíveis, como é o caso de açougues, a primeira preocupação do consumidor é quanto à qualidade do produto e do serviço. Ele também se preocupa com a variedade de opções e procedência.
E, como todos sabemos, é o cliente que manda no negócio. Por isso, para que você consiga aprimorar a gestão do seu açougue você deve entender as necessidades do seu cliente e se adaptar a elas.
Além de ouvir seu cliente, você deve estar sempre buscando métodos e técnicas ligadas à gestão para melhorar a direção do seu negócio. Cursos e treinamentos são sempre bem-vindos nesse caso.
Mas, além do seu próprio treinamento em gestão, você deve também priorizar o treinamento de seus colaboradores tanto a nível operacional (tipos de corte, higiene, segurança) quanto no atendimento do cliente.
3. Invista em recursos que otimizem o atendimento
Essa estratégia visa o uso de ferramentas que facilitem o atendimento ao consumidor, principalmente, se considerarmos as tecnologias que promovam essa facilitação.
Nesse sentido, as seguintes sugestões tecnológicas podem ser adotadas, principalmente devido à fácil possibilidade de implementação:
· Monitores que indiquem preços e ofertas do dia;
· Listagem organizada dos preços;
· Distribuição de senhas ao invés da tradicional fila.
Além disso, é importante que você esteja onde o seu cliente está, ou seja, com o avanço do relacionamento virtual há a possibilidade de por exemplo, enviar as ofertas da semana através de uma lista no Whatsaap ou Facebook. Isso agregará valores aos consumidores.
Nesta conjuntura, também é essencial que o gestor do açougue invista continuamente em qualidade de equipamentos, caso de serras e facas de corte. Estas ferramentas devem ser seguras, eficientes e higiênicas.
Nesse sentido, as serras oferecidas pela MILL figuram entre as melhores do mercado.
4. Aperfeiçoe o espaço físico do seu açougue
Quando falamos em aperfeiçoar o espaço não falamos em somente deixa-lo mais “gourmetizado” e mais “bonito”, estamos falando na possibilidade de melhoria do atendimento ao público, além do espaço interno para que os funcionários realizem suas atividades da melhor forma possível.
Nesse sentido, priorizar a boa organização está diretamente ligada com a melhoria da gestão, pois um ambiente mais organizado tende a trazer mais clientes, culminando em aumento dos lucros.
Também é importante pensar na organização para a exposição dos produtos, onde a apresentação bem iluminada, chamativa e com boa visualização dos preços serão essenciais para induzir o consumidor a comprar e trazer lucro ao açougue.
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