Nos últimos anos, várias transformações vêm ocorrendo no mercado nacional e internacional de carnes, mostrando o quanto competitivo é esse setor. Por isso, se diferenciar, se modernizar e estar sempre alinhado com as novidades e tendências desse é sempre essencial.

Além disso, a indústria da carne precisa estar sempre em evidência, se reinventando e utilizando novas ferramentas para driblar as incertezas e aproveitar as oportunidades do mercado.

Mas como conseguir tudo isso?

Uma ótima opção – talvez a melhor – é participar de feiras de negócios relacionados ao mercado de carnes, pois os benefícios, vantagens e oportunidades são imensos dentro dessa cadeia.

Saiba então porque é essencial participar de feiras relacionadas a esse setor e veja como se preparar para aproveitar o máximo do evento.

Networking e conhecimento das novidades do setor

A participação em feiras ligadas ao setor de carnes e frigoríficos é essencial em diversos aspectos e fatores. Este será o lugar ideal para realizar networking com as pessoas e profissionais mais influentes desse setor.

Esse networking é essencial, sendo uma das ferramentas mais poderosas no mundo dos negócios. Seja para quem está começando agora nesse meio ou para quem já atua na área há mais tempo, o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos será essencial durante toda a vida profissional do empresário e da sua empresa.

Outro ponto positivo que a visita a uma feira do setor proporciona é o conhecimento das maiores novidades ligadas à indústria de carnes e seus derivados, principalmente quanto ao desenvolvimento de novos equipamentos e máquinas, possibilitando parcerias estratégicas na área.

Possibilidade de pesquisa sobre concorrentes, parceiros e fornecedores

Além dos benefícios já citados, pessoas que visitam este tipo de feira podem também se beneficiar de outras formas. Uma dessas formas é a possibilidade de pesquisa sobre os seus concorrentes, seus fornecedores e seus possíveis parceiros.

A pesquisa, também conhecida como vigilância de mercado, permite que um acesso mais privilegiado aos materiais da concorrência ou a um novo produto que o fornecedor irá lançar ao mercado.

Além disso, muitas vezes, as empresas testam produtos ou serviços de mercado numa feira para obter feedback antes do produto ser lançado ao público. Portanto, durante este processo de pesquisa e vigilância será possível obter uma visão avançada dos planos de grandes concorrentes.

Também pode ser interessante ir preparado para fechar negócios com novos parceiros, pois milhares de reais são negociados na feira, devido as oportunidades e facilidades que expositores oferecem aos seus visitantes.

As feiras têm muito a oferecer. Mas como aproveita-las ao máximo?

Geralmente, as feiras ligadas à indústria da carne apresentam centenas de opções de stands nas mais variadas áreas, além de diversas palestras e atividades de capacitação relacionada a esse setor, sendo praticamente impossível visitar tudo em um curto espaço de tempo.

Por isso, definir um roteiro antes de visitar este tipo de evento pode ser determinante para o sucesso da visita. O primeiro passo nesse sentido é fazer uma autoanálise do próprio negócio, ou seja, saber qual é a área dentro desse setor que sua empresa atua e onde se quer melhorar.

Baseado nessa autoanálise, chega a hora de observar no mapa da feira – geralmente apresentado no site do evento – quais são as empresas que você tem interesse em fazer networking mais direto e quais são aquelas que oferecem serviços e equipamentos destinados à sua área.

Já no evento, além de conhecer as novidades das áreas de maior interesse, pode ser vantajoso participar de cursos rápidos e gratuitos oferecidos pelos expositores, além de palestras e demonstrações programadas de máquinas e equipamentos.

A MILL está sempre presente nas maiores feiras do setor. Aguardamos sua visita em nossos stands

Gostou? Compartilhe!