Você sabe a diferença entre madeira legal e madeira certificada e a sua importância para a sustentabilidade ambiental?

Ambas surgiram devido a  preocupação com as gerações futuras e os intensos debates a respeito do desmatamento das florestas, a diminuição da camada de ozônio e o aumento da poluição.

A madeira legal ou legalizada tem origem em atividades de desmatamento controladas e autorizadas pelo órgão fiscalizador, que neste caso é o IBAMA, já a madeira certificada tem origem nos processos de manejo florestal.

 

Mas, o que é manejo florestal?

O manejo florestal é o método adotado para garantir uma exploração sustentável das reservas de madeira e de nossas florestas. As empresas que adotam esta metodologia, possuem programas de plantio e cultivo de novas mudas que tem, como objetivo substituir as árvores retiradas da natureza para os mais diversos usos e setores da economia.

 

Madeira Legal x Madeira Certificada

A madeira legal não pode ser vista com maus olhos, uma vez que a sua extração é autorizada, como prova da autorização de extração e origem da madeira, é emitido o Documento de Origem Florestal, também conhecido como, D.O.F.

Já aqueles que estão ainda mais preocupados com o meio ambiente devem optar pela madeira certificada, pois a certificação garante que aquela empresa realiza um adequado processo de manejo florestal.

 

O Selo de Certificação

As madeiras certificadas recebem o selo FSC – Forest Stewardship Council, ou em português, Conselho de Manejo Florestal. Este selo identifica produtos oriundos de um bom manejo florestal, sendo reconhecido internacionalmente.

A FSC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e que foi criada com o objetivo de promover o manejo sustentável da madeira. O selo agrega valor ao produto, aumenta a confiabilidade da marca e entrega maior segurança ao consumidor.

Para receber este selo são exigidos da empresa o cumprimento de uma série de procedimentos e regras de boa conduta ambiental e mesmo após o recebimento do selo, a empresa passa por avaliação periódica para garantir a continuidade dos processos de responsabilidade ambiental.

O consumidor que escolhe pela madeira que contém o selo FSC estará contribuindo para a sobrevivência da floresta durante as próximas gerações.

A madeira utilizada de forma sustentável possui um ciclo de renovação entre 25 e 30 anos, ou seja decorrido este período a muda que foi plantada e cultivada hoje estará disponível para extração, dando continuidade ao ciclo de sustentabilidade.

Existem 3 modelos de selos de certificação:

  • FSC 100%: garante que a madeira daquele produto é totalmente certificada.
  • FSC Misto: pode conter no máximo 30% de madeira não certificada.
  • FSC Reciclado: para produtos criados a partir de outros certificados.

 

Vantagens da Madeira Legal e da Madeira Certificada

As empresas que utilizam madeira legal ou madeira certificada são reconhecidas no mercado por sua responsabilidade social e ambiental. Este tipo de reconhecimento contribui para o crescimento da empresa e geram naturalmente um aumento na credibilidade da marca e também dos seus produtos.

 

Respeite o meio ambiente e as futuras gerações, madeira precisa ter origem! Se você deseja maiores informações, entre em contato conosco!

 

 

 

Gostou? Compartilhe!