Falar sobre madeira e construção civil é quase obrigatório, pois todos os projetos de construção no Brasil empregam a madeira como um importante item para que possam ser executados adequadamente.
No exterior, sua aplicação é ainda mais ampla, em em algumas regiões esse importante componente até já assumiu seu protagonismo na construção civil, sendo empregado não só como material de apoio ou acabamento.
Neste artigo vamos detalhar um pouco mais sobre o tema madeira e construção civil, identificando os aspectos que os relacionam de forma intensa.
O uso da madeira e construção civil
A relação entre madeira e construção civil em nosso país é ainda pode ser melhor explorada, em prol da alvenaria tradicional. Porém, esse exemplo não é seguido por muitos países, onde se emprega a madeira como elemento básico, estrutural e de acabamento das residências.
Inclusive, tal prática já é consolidada em países do hemisfério Norte, que usam madeira como principal elemento das construções. Contudo, por aqui ainda ocorre muita resistência, principalmente devido à desinformação quanto:
- Resistência;
- Custo de manutenção;
- Receio quanto à preservação ambiental.
Dessa maneira, ignorando-se os benefícios desse tipo de material para a finalidade de construção habitacional.
Diversos países vêm investindo em pesquisas e desenvolvimento de novas metodologias e espécies de madeira para aproveitamento em construções, tanto de residências como em prédios públicos, como é o caso do Canadá e Estados Unidos.
O uso da madeira em construções foi estabelecido na China, há mais de mil anos. É introduzida, posteriormente, no Japão e Europa, após o surgimento das estruturas de concreto armado e aço. Tudo isso, ainda no século XIX. Essa opção começou a mudar já no século XX, com o fortalecimento de grupos de ambientalistas, que defendem o uso da madeira como futuro da construção
civil mundial, com foco na sustentabilidade, sob várias óticas.
Curiosidades da aplicação de madeira e construção civil
Quando se relacionam madeira e construção civil são identificados fatores que se mostram curiosos e bastante vantajosos para a aplicação da madeira em construções. Entre eles, podemos relacionar:
- Durabilidade
A madeira apropriada mantém as características originais por muitos séculos. Pesquisas em civilizações antigas, do Egito e Japão, vêm
encontrando artefatos e construções remotas feitas a partir desse material, e totalmente preservadas.
No Japão, inclusive, a descoberta de templos com idades superiores a mil anos, encontram-se intactos. - Resistente a xilófagos
A madeira e construção civil possuem uma grande vantagem de preservação e resistência ao tempo e intempéries, como cupins,
besouros e vespas. A obra se mantém segura, quando a madeira recebe tratamento adequado, bem como as madeiras sendo selecionadas com espécies adequados para esta iniciativa. - Segurança
A segurança é mais um atrativo para a certeza de bom casamento entre madeira e construção civil.
Conta com todas as características de garantir segurança para a construção:
- sem apresentar oxidação;
- sem riscos de desabamento;
- sem deformação estrutural;
- excelente para moldagem e acabamento;
- conta com resistência a impactos e pressão;
- com grande característica de isolamento acústico e de temperatura.
Curiosidades sobre os tipos de madeiras indicadas para a construção
Algumas espécies de madeira são mais indicadas para ser utilizadas com excelentes resultados na relação madeira e construção civil. A seguir, relacionamos algumas das principais espécies e suas características resumidas:
Pinus
Possui excelente versatilidade e facilidade para bom acabamento.
Permite executar torneamento, nivelamento, lixamento e fixação de maneira bastante interessante e com praticidade.
Muito indicada para um excelente resultado de qualidade de construção.
Bambu
Esta espécie é excelente na construção, por possuir características de ser sustentável, resistente, com grande elasticidade e força de tração excepcional. Em regiões sujeitas a terremotos, demonstrou resultados espetaculares, suportando, sem quaisquer problemas, esses abalos. Reduz o preço de acabamento e construção acima de 20% e tem grande aplicação também em acabamentos.
Cedro Rosado
Como tem grandes dimensões, este tipo é muito utilizada como madeira serrada. Originado do México, possui crescimento bastante rápido, sendo composto por um só tronco.
Acácia
Densa, em fibras curtas, vem sendo bastante utilizada em construções no exterior. Possui muita facilidade em sofrer cortes e é bastante resistente.
Jatobá
Possui características como bastante facilidade de uso em: corte, técnicas de aplainamento e trabalhos em montagens. Aceita
acabamentos diversos e é indicada para aplicações variadas, tanto de construções estruturais como de acabamento.
A importância da relação entre madeira e construção civil
A madeira e construção civil estão diretamente relacionadas e possuem características bastante interessantes quanto a atividades
sustentáveis ao meio ambiente e sob a ótica econômica.
A Mill Indústrias está apta a fornecer os melhores equipamentos e serras para facilitar sua atividade e obter a melhorar qualidade de corte e utilização de madeira.
Deixe sua opinião sobre este artigo, comentando-o a seguir. Isso nos ajudará a melhorar cada vez mais nossas postagens relacionadas a madeiras e sobre as melhores técnicas de uso desses materiais no mercado.