A madeira é um dos materiais mais utilizados na construção civil, onde é empregado principalmente em portas, janelas, tábuas, telhados, vigas e colunas.

Mas, além da construção civil, a madeira também é utilizada em outros ramos de atividades, como a fabricação de móveis, embarcações, carrocerias e muitos outros itens.

Sendo empregada em diferentes segmentos, a madeira precisa ser resistente e durável. No entanto, alguns fatores ambientais podem acabar reduzindo significativamente a vida útil da madeira como o contato com a àgua e a umidade ou a ação de fungos.

Nesse sentido, é preciso encontrar meios que garantam maior durabilidade, resistência e vida útil para a madeira, evitando que elas apodreçam.

Pensando em ajudar você que atua no segmento madeireiro a aumentar a vida útil da madeira, evitando o seu procedimento precoce, criamos este artigo imperdível, vale a pena conferir!

 

Tratamento da madeira em Autoclave

Os autoclaves são equipamentos desenvolvidos para garantir maior eficiência no tratamento da madeira.

No Autoclave Mill a madeira é depositada em uma câmara e submetida a um processo de abertura de poros á vácuo com o objetivo de facilitar a impregnação de inseticidas e fungicidas.

 

O processo funciona basicamente da seguinte forma:

  • O autoclave é carregado com madeira e o tanque de armazenamento é preenchido com a substância imunizante;
  • A madeira é submetida a um vácuo inicial que retira a maior parte do ar e da umidade presente na madeira;
  • Mantendo o vácuo, transfere-se o líquido imunizante do tanque de armazenamento para o autoclave;
  • Sob pressão o líquido imunizante penetra nas células da madeira;
  • Por fim, o líquido imunizante é novamente transferido para o tanque de armazenamento e retirado o excesso de imunizante da superfície da madeira.

 

Pintura e impermeabilização

A pintura também é uma excelente forma de garantir maior vida útil e durabilidade para a madeira. A pintura que pode ser realizada com tintas para madeira ou verniz, cria uma camada resistente e impermeável que evita o acesso da água e da umidade aos poros da madeira.

A aplicação da pintura também contribui para a não formação de fungos na superfície, contribuindo para que a madeira não apodreça.

 

Aplicação de óleo queimado e fungicidas

O óleo queimado pode ser utilizado na proteção da madeira contra o ataque de insetos que possam causar danos a sua estrutura, sendo o principal deles o cupim.

O óleo queimado possui a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeira, evitando o aparecimento de cupins em virtude de suas propriedades tóxicas para esse tipo de inseto.

Além do óleo queimado, é altamente recomendada a aplicação de fungicidas, de preferência em um Autoclave garantindo maior eficiência na sua aplicação. Os fungicidas são produtos químicos que combatem a formação de fungos e outros agentes danosos para a estrutura e vida útil da madeira.

Tomando todos esses cuidados e recomendações, você será capaz de garantir o prolongamento da vida útil da madeira, evitando o seu apodrecimento precoce!

Você possui uma madeireira e está preocupado com a qualidade dos seus produtos?

Conheça mais sobre o Autoclave Mill, clicando aqui!

 

Até a próxima!

 

Gostou? Compartilhe!