O mercado madeireiro mundial vem, a cada ano que passa, se tornando cada vez mais competitivo. Assim, para manter sua participação, a indústria madeireira brasileira precisa diversificar sua produção e fabricar produtos com maior valor agregado.
Vários são os produtos que se destacam pelo maior valor agregado. Entre eles encontram-se as molduras e marcos de madeira. Estes produtos são destinados à construção civil e composição de ambientes, caracterizados pela qualidade e acabamentos diferenciados, para a fabricação de portas, janelas, quadros e móveis.
Mas, fabricar estes produtos com qualidade e bom acabamento sempre foi uma atividade difícil. Hoje não é mais! Isso porque já há a disposição uma máquina específica que efetua o corte em ângulo com a máxima eficiência.
Você conhece esse tipo de máquina que faz cortes em ângulo? Ainda não? Então conheça a seguir!

Como fazer o corte em ângulo?

Bastante usado na montagem de molduras, quadros, guarnições de portas e móveis variados, o corte em ângulo é um tipo de corte que sempre necessita de um bom acabamento, pois elimina a visão do topo de uma das peças em qualquer emenda em cantos externos, criando uma quina viva.
Assim, para realizar o corte em ângulo, também caracterizado como corte meia esquadria ou corte 45º transversal ou longitudinal, é fundamental que se tenha relativa habilidade e experiência para o corte, além de ter a sua disposição um bom equipamento, com boas lâminas de corte.
Porém, mesmo assim, a produção manual do corte em ângulos não será elevada o suficiente para atender a demanda. Por isso, quanto maior for a produção, maior será a necessidade de adquirir equipamentos mais específicos para o corte em ângulo.
Neste contexto, a máquina de corte em ângulo é a mais importante para atender essa necessidade, como veremos a seguir.

Máquina de corte em ângulo: como ela funciona?

A máquina de corte em ângulo tem o mesmo princípio de funcionamento de uma serra horizontal. Porém, a maior diferença é que ela consegue receber as tábuas e efetuar cortes em ângulo com maior rapidez e precisão.
O corte em ângulo se dá nesse tipo de máquina, pois ela proporciona a inclinação de seu cabeçote. Essa “torção” se dá na esteira de avanço da máquina, responsável por proporcionar o ângulo desejado para a realização do corte.
Várias são as vantagens da adoção deste tipo de máquina para realizar o corte em ângulo. Dentre as vantagens mais significativas, pode-se ressaltar:

  • Alta precisão para o corte em ângulo;
  • Esteiras de avanço com alta precisão e velocidade de corte;
  • Oferece alta produção estimada, dependendo da quantidade de cabeçotes utilizados;
  • Melhor aproveitamento de madeira, oferecendo um corte muito mais fino.

Além destas vantagens, os modelos de máquinas de corte em ângulos oferecidas pela Mill dispõem de sensores na serra e na capota, além de proteções extras de segurança, garantindo a máxima segurança do operador. Também oferece sistema de lubrificação automático da serra.

 

Portanto, o corte em ângulo deixou de ser uma dificuldade. Conheça agora mesmo a Mill Ângulo! A máquina que faz corte em ângulos com a máxima eficiência.

 

Gostou? Compartilhe!