Casas construídas em madeira possuem um charme diferenciado, sendo capazes de oferecer todo o conforto que uma casa tradicional em alvenaria costuma proporcionar.

As casas em madeira podem ser construídas em qualquer lugar, mas marcam maior presença em regiões e áreas que oferecem maior contato com a natureza, como a serra, o campo e a praia. Este é o tipo de residência é ideal para quem deseja tranquilidade e segurança, além de muito contato com a natureza.

Casas em madeiras são comercializadas ou construídas sob encomenda por empresas especializadas neste segmento. Em geral, as suas paredes possuem 3,5cm de espessura. Em alguns casos e de acordo com a escolha do cliente, estas residências podem contar com áreas molhadas como cozinha e banheiros em alvenaria.

Uma boa dica para a valorização do imóvel e maior conforto está no investimento em áreas verdes com gramado, espécies de plantas e até um pequeno lago. O grande diferencial destes projetos é a sua absoluta interação com a natureza.

Veja agora, alguns detalhes importantes e curiosidades sobre as casas em madeira.

 

Fundações

Em geral, as fundações de casas em madeiras são feitas sobre radier em concreto. Esta opção oferece alta resistência e baixo custo. Em alguns casos, é possível utilizar também madeiras de lei para esta finalidade, porém o custo da obra poderá ser elevado.

 

Madeiras utilizadas

As madeiras utilizadas na construção das casas precisam oferecer resistência e não atrair cupins e outros tipos de praga. Dentre os tipos de madeira mais utilizados para este fim, podemos citar:

Maçaranduba ou Paraju: Madeira escura e densa de alta resistência e muito utilizada em construções pesadas como pontes, dormentes ferroviários, estacas e vigas.

A Maçaranduba possui elevada resistência a umidade e ao ataque de fungos e cupins.

Angelim: Madeira de cor castanho avermelhado com densidade média e muito resistente a fungos e cupins. O angelim possui alta durabilidade e oferece um excelente acabamento.

Ipê: Madeira muito resistente, pesada e dura. Oferece alta resistência a fungos e cupins e também ao aparecimento.

Itaúba: A itaúba também oferece excelente resistência ao ataque de fungos e cupins. Possui alta densidade e é muito utilizada na construção de residências em madeira.

 

Durabilidade

Muitas pessoas se preocupam com a durabilidade oferecida pelas casas em madeira. Contudo, seguindo as recomendações da construtora adequadamente, estima-se uma vida útil de no mínimo 100 anos para este modelo construtivo.

 

Conforto Térmico

Em locais que possuem grande incidência de baixas temperaturas, é possível encontrar muitas casas em madeira. Esta preferência tem um motivo importante: a madeira é um tipo de material que possui dentre suas características a capacidade de ser um  excelente isolante térmico, mantendo a temperatura agradável em seu interior.

 

Custo e prazo de construção

O custo e o prazo de construção é outra grande vantagem das casas em madeira. Em geral, o custo final da obra fica entre 10% a 20% menor se comparado a uma casa em alvenaria. Já o prazo de construção dependerá do tamanho do projeto. Contudo, podemos considerar um prazo médio de 90 dias.

 

Gostou? Compartilhe!