Você é um marceneiro e atua em uma marcenaria tradicional, mas de uns tempos pra cá vem sofrendo com constantes quedas no número de pedidos? E quando há pedidos, você não consegue atender o cliente com a qualidade, a precisão e no tempo hábil desejado? Possivelmente você está deixando de ganhar muito dinheiro por isso.

Tudo indica que sua marcenaria esteja sendo passada para trás por uma Marcenaria Moderna. Por isso, para não perder mais espaço dentro do setor, talvez você precise se adequar rapidamente.

Mas você sabe como se adequar à modernidade dentro do setor de fabricação de móveis? Acompanhe agora alguns motivos importantes que possivelmente farão você adotar o conceito de marcenaria moderna.

O que é marcenaria moderna?

MILL

Nas marcenarias modernas a automação é prioridade básica e quase um pré-requisito. Geralmente, elas são bem mais produtivas, automatizadas e técnicas, possibilitando o atendimento, geralmente sob demanda, das exigências do cliente quanto à personalização dos mais diversos tipos de móveis.

Essa forma moderna de produzir móveis é resultado da utilização de 3 importantes pilares:

  • Máquinas, ferramentas e equipamentos cuja tecnologia de ponta seja capaz de produzir os móveis mais elaborados;
  • Softwares que “desenhem” os móveis com eficiência e que estejam em sintonia (“conversem”) com as máquinas, dando as coordenadas;
  • Fluxo de automação entre todos os processos de produção, ou seja, a “conversa” entre esses pilares representará o real sentido de uma marcenaria moderna atualmente, indo desde o projeto detalhado do móvel, passando pela eficiência e qualidade da sua produção e chegando até a finalização para entrega.

Em uma marcenaria moderna, o marceneiro conseguirá desenhar o móvel, ter toda a explicação para construí-lo, saber qual será o custo para produção, além de gerar um orçamento completo para o cliente, que será feito na hora e 100% otimizado.

Marcenaria Moderna x Marcenaria Tradicional

Quando entendemos o conceito das marcenarias modernas, temos clara sensação (e certeza) que a busca pela modernidade dentro das marcenarias é um avanço fundamental, principalmente quando comparamos com os modelos tradicionais de fabricação de móveis.

Algumas importantes vantagens do modelo moderno de fabricação podem ser indicadas.

Primeiro porque as marcenarias modernas facilitam as atividades, deixando-as mais ágeis e simplificadas, tudo graças à maior automação e à melhor utilização de ferramentas modernas, caso das seccionadoras, das coladeiras de bordas, centro de usinagem e dos softwares de desenho de móveis.

A segunda vantagem refere-se à redução de custos e otimização do tempo.

Numa marcenaria tradicional, o marceneiro é incumbido de realizar todas as atividades, desde o desenho do móvel (com a lista de cortes e de furação) até a montagem final do mesmo. Isso costuma ser bem demorado e sujeito a erros, o que resulta em perda de matéria-prima, baixa produtividade da mão de obra, além de maior gasto de energia, de tempo e claro, dinheiro!

Em uma marcenaria moderna, estes “empecilhos” são facilmente resolvidos com um eficiente fluxo de automação, agregado à adoção de maior tecnologia.

Por fim, sabe-se que os móveis fabricados a partir de madeira são muito requisitados no mercado, tornando este setor estável e bastante lucrativo. Em contrapartida, é um mercado cada dia mais competitivo. Certamente a marcenaria tradicional, apesar de produzir móveis bonitos e duradouros não terá condições de atender a grande demanda do mercado, demanda essa que uma marcenaria moderna e eficiente conseguirá atender!

Você ainda não aderiu à marcenaria moderna? É melhor pensar nessa possibilidade, caso contrário poderá perder mercado! Compartilhe este post com seus amigos marceneiros!

Gostou? Compartilhe!