A madeira está presente em construções, reformas móveis e decoração, para tantos usos, existe uma grande variedade entre os tipos de madeira de acordo com cada necessidade. Neste leque de opções surge o compensado.

 

Você sabe o que é compensado?

De forma simples, podemos explicar o compensado como uma série de chapas finas de madeiras que são sobrepostas umas sobre as outras, sendo submetidas a pressão e coladas.

O compensado possui algumas características que chamam a atenção e o diferencia dos demais tipos de madeiras, entre elas podemas citar o seu menor custo, o seu menor peso e também a sua baixa resistência ao contato com a água.

Para solucionar este problema relacionado ao contato do compensado com água, surgiu uma variação conhecida como compensado naval.

 

O que é o compensado naval?

O compensado naval é destinado a utilização em locais onde exista grande contato com a umidade, devido a sua maior resistência a água, pois naturalmente ambientes úmidos são um grande problema para os compensados comuns.

O compensado naval possui maior resistência, pois em seu processo produtivo utiliza-se a cola fenólica que possui maior resistência á água quando comparada com os demais tipos de cola.

Portanto o seu uso é muito indicado para ambientes como banheiro e cozinha, onde naturalmente existe maior contato com a umidade.

 

Como é feito o compensado?

Você já sabe que o compensado é formado pela união de várias chapas finas de madeira, mas ainda não conhece todo o seu processo produtivo desde a extração da madeira na natureza, não é mesmo? Veja como é produzido o compensado:

  1. A madeira é extraída da natureza e cortada em partes que facilitem o transporte em caminhões até às fábricas.
  1. Nas fábricas, os troncos são colocados em um determinado local, onde serão submetidas ao processo de cozimento por cerca de 12 horas.
  1. Após o cozimento os troncos são levados para outro local, onde possam esfriar.
  1. Após esfriar a madeira é levada para um equipamento conhecido como torno, onde será descascada e laminada.
  1. As lâminas são empilhadas e encaminhadas para um equipamento conhecido como secador. A sua função é retirar da madeira a umidade que restou após o processo de cozimento.
  1. Após o cozimento as madeiras são empilhadas por no mínimo 3 dias, até que esfriem novamente.
  1. Após esfriar completamente as lâminas são levadas para a aplicação de cola, onde serão sobrepostas umas sobre as outras em sentido sempre oposto, visando a amarração da madeira.
  1. Após a aplicação da cola, as chapas são colocadas em um prensa a alta temperatura para que possam se unir umas às outras.
  1. Após a prensagem a madeira é submetida ao processo de corte, lixamento e acabamento, visando a correção de imperfeições.
  1. Por final, a madeira é disponibilizada em um estoque final para transporte e entrega aos clientes.

 

A Mill possui uma grande variedade de equipamentos voltados para a indústria madeireira. Entre em contato com um de nossos representantes e conheça em detalhes os nossos produtos.

 

Gostou? Compartilhe!