Abrir uma madeireira profissional para beneficiar industrialmente peças de madeira, na grande maioria das vezes exige grande conhecimento da área, além de alto investimento na compra e manutenção de diversos equipamentos que visam facilitar o trabalho e, consequentemente, garantir maior qualidade ao produto final.

Por isso, no ato de trabalhar com a madeira quase bruta é necessário que priorizemos alguns equipamentos fundamentais (e com qualidade superior), garantindo a eficiência desejada.

No post de hoje você vai conhecer 5 dos principais equipamentos que uma madeireira profissional deve ter. Acompanhe:

 

1. Imunizadores de madeira

Os imunizadores de madeira são equipamentos profissionais projetados exclusivamente para receber tábuas e efetuar em forma de banho a imunização da madeira que acabou de ser serrada, protegendo-a da ação do tempo e das intempéries do clima.

Os equipamentos para imunização da madeira costumam ser bem reforçados e garantem alta produção, além de contar com sistemas compostos por correntes ajustáveis que possibilitam ao operador a opção de banhar ou não a madeira que passa pelo equipamento.

Tais equipamentos profissionais são indicados para utilização ao final da linha de produção da madeireira.

2. Limpadores de serragem

Os limpadores de serragem são equipamentos projetados para receber as tábuas na linha de produção e efetuar com eficiência a limpeza da serragem da superfície destas tábuas. Também são incumbidos de ajudar a retirar o fiapo que fica nas laterais das tábuas recém-cortadas.

Este equipamento é composto por escovas auto ajustáveis que fazem a tábua avançar rapidamente pelo equipamento, numa velocidade de aproximadamente 290m/min. Essas escovas literalmente limpam a tábua, deixando-a livre de qualquer serragem ou fiapos.

Assim como os imunizadores de madeira, os limpadores de serra são indicados para serem utilizados ao final da linha de produção.

3. Gradeadores de madeira

Estes equipamentos são projetados para receber as tábuas da linha de produção e gradear ou empacotar essas tábuas de forma automática. Os gradeadores visam facilitar o processo final do trabalho com a tábua (gradeação e empacotamento) agilizando toda a atividade final da linha de produção e deixando o pacote pronto para transporte.

A produção média de bons gradeadores de madeira irá depender da espessura da madeira a ser gradeada, mas pode alcançar até 45 m³/hora a uma altura de até 1,6 m (em grandes gradeadores).

4. Desgradeadores de madeira

Diferente do funcionamento dos gradeadores, os desgradeadores de madeira são equipamentos projetados para receber pacotes/grades de madeira que estão gradeados e efetuar seu desgradeamento de forma automática.

Estes equipamentos são indicados para pacotes de madeira verde ou seca. São compostos basicamente por esteiras de entrada e saída de pacotes além de uma esteira para retirada dos tabiques utilizados no processo de gradeação.

5. Elevadores de madeira

Os elevadores de madeira são equipamentos projetados para ajudar nas atividades de gradeação do trabalhador. Tais elevadores recebem tábuas da linha de produção e funcionam como auxiliares dos operadores no ato de gradear ou empacotar as tábuas de madeira de uma forma bem mais produtiva quando comparada com a forma convencional.

São equipamentos bem resistentes e totalmente automatizados, facilitando o trabalho mais pesado de gradeação.

Você tem uma madeireira e busca estes equipamentos profissionais para seu trabalho? Conheça os equipamentos profissionais na Mill, onde você encontrará os melhores do mercado! Contate agora mesmo um de nossos representantes!

Gostou? Compartilhe!