A madeira de eucalipto é uma das mais utilizadas no Brasil e também em outras partes do mundo, muito em virtude da sua elevada taxa de crescimento e adaptação em diferentes regiões climáticas, o que favorece e muito o investimento no seu plantio, fazendo do eucalipto a principal madeira de reflorestamento.
Nesse conteúdo, abordaremos as etapas de processamento mecanizado da madeira de eucalipto e suas principais vantagens. Vale a pena conferir!
Como funciona o processamento da madeira de eucalipto nas serrarias?
Assim que extraída da natureza a madeira de eucalipto é encaminha para as serrarias, local onde são submetidas a diferentes etapas de processamento que visam preparar o eucalipto para atender às principais demandas do seu mercado consumidor, que tem na construção civil e na indústria moveleira seus maiores clientes.
Nas serrarias, o destopo é a primeira etapa do processo de corte e usinagem da madeira.
Nesta etapa, as serrarias utilizam uma série de equipamentos que possuem um único objetivo, o de serrar as toras em seu sentido longitudinal, transformando o eucalipto extraído da natureza em unidades comerciais prontas para serem utilizadas em diferentes finalidades.
Para o processamento eficiente da madeira de eucalipto cada vez mais se tem investido em máquinas e equipamentos apropriados para este fim. Confira no próximo tópico as máquinas mais utilizadas nas serrarias para o desdobro do eucalipto
Máquinas utilizadas no processo de desdobro do eucalipto
Classificador de Toras: Equipamento projetado para receber toras de diversos tamanhos e classificá-las por diâmetros e/ou comprimento conforme necessidade do cliente.
Serra Circular Bloqueadeira: Equipamento projetado para receber toras de pequeno porte e efetuar dois cortes verticais com serras circulares retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Circular Múltipla: Equipamento super reforçado projetado para receber semi blocos de pinus ou outros tipos de madeira e em apenas uma passada efetuar vários cortes simultâneos com serras circulares para formar tábuas de qualquer espessura.
Serra Fita Bloco: Equipamento projetado para receber toras com no mínimo uma base reta, efetua dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Fita Geminada: Equipamento projetado para receber toras e efetuar dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Fita Horizontal: Equipamento projetado para receber blocos ou semi-blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser composto por 1 a 12 cabeçotes em linha.
Serra Fita Quádrupla: Equipamento projetado para receber toras com no mínimo uma base reta, efetua quatro cortes verticais retirando uma costaneira e mais uma tábua de cada lado da tora.
Serra Fita Horizontal Com duas esteiras de avanço: Equipamento projetado para receber costaneiras ou blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser de 1 a 4 cabeçotes em linha. Este equipamento possui duas esteiras de avanço, permitindo o corte simultâneo de tábuas com 2 espessuras diferentes.
Primeiro Corte: Equipamento projetado para efetuar um corte horizontal na parte inferior da tora deixando uma base reta.
Destopadores e Dogueiras: Equipamentos projetado para receber blocos ou tábuas e efetuar o corte do comprimento da peça desejada (destopo).
Refilador: Equipamento de alta produção projetado para receber costaneiras ou tábuas e refilá-las encontrando sua melhor largura.
Gradeador: Equipamento compacto projetado para receber tábuas da linha de produção e gradear ou empacotar as tábuas de forma automática e em larga escala.
Processos secundários do preparo comercial da madeira de eucalipto
Além de percorrer todas as etapas do processo de desdobro, a madeira de eucalipto costuma ser submetida a etapas secundárias de processamento, mas que possuem grande relevância, como é o caso da secagem e do tratamento em autoclave.
No autoclave, o eucalipto é submetido a um tratamento com a aplicação de inseticidas e fungicidas que visam afastar a presença de organismos prejudiciais a madeira, como fungos e cupins.
Já no processo de secagem procura-se melhorar algumas características importantes da madeira, aumentando a sua vida útil e resistência. Quando bem executado o processo de secagem melhora as propriedades mecânicas de madeira, evita o aparecimento de fungos e a ocorrência de defeitos de secagem.
Com 24 anos de mercado o grupo Mill desenvolve autoclaves, secadores estáticos e contínuos para o correto tratamento da madeira de eucalipto e também todo o maquinário para o seu desdobro.
Vantagens do processamento de eucalipto
Confira agora as principais vantagens do investimento em máquinas e tecnologia para o processamento da madeira de eucalipto
- Maior volume de produção;
- Melhoria do padrão de qualidade e do valor agregado a madeira de eucalipto;
- Maior segurança para o trabalhador;
- Redução dos custos com mão de obra;
- Máximo aproveitamento das toras de eucalipto, reduzindo o desperdício de madeira;
- Melhor posicionamento e reconhecimento de mercado das serrarias que investem na automação de processos;
- Dentre outras vantagens.
Se você está interessado em todas as vantagens de uma serraria de eucalipto automatizada e pretende maximizar a produção da sua serraria, reduzindo custos e agregando maior valor aos seus produtos, conte sempre com a Mill!
Para saber mais sobre as nossas máquinas especialmente desenvolvidas para a indústria madeireira, clique aqui e acesse a nossa página de produtos ou então, entre em contato com o nosso time comercial, retire as suas dúvidas e realize uma cotação sem compromisso!
Telefone: +55 49 3221-6200
E-mail: mill@mill.com.br