Para garantir maior durabilidade e qualidade da madeira, evitando a proliferação de fungos e cupins, precisamos nos preocupar em empregar sempre as melhores técnicas de tratamento para madeira atualmente conhecidas.
Visando auxiliar nossos clientes, parceiros e leitores a garantir elevado padrão de qualidade em seus produtos, elaboramos este artigo que dispõe de algumas dicas importantes sobre o assunto, confira!
Utilização de fungicidas
Uma das técnicas adotadas no tratamento de madeira, faz uso de fungicidas específicos para o combate de cupins. A aplicação de fungicidas na madeira pode ser realizada de forma manual com o uso de um pincel ou pela imersão da madeira em uma solução fungicida, mas também de forma mais eficiente com o uso de equipamentos desenvolvidos para este fim, como o Autoclave Mill.
Após a aplicação do fungicida, é preciso deixar a madeira em local seco e arejado para secagem por um período de aproximadamente 48 horas. Devido a aplicação do fungicida, a vida útil da madeira é aumentada em cerca de 5 a 7 vezes, devido a sua maior resistência ao ataque de cupins.
Proteção com óleo queimado
Outra técnica muito utilizada para a proteção da madeira, contra o ataque de cupins, consiste na aplicação de camadas de óleo queimado na madeira, tendo em vista que este produto funciona como uma espécie de veneno para os cupins, naturalmente os afastando da madeira e aumentando assim a sua vida útil.
Armazenamento adequado da madeira
Além das técnicas que fazem uso de produtos específicos para combater o aparecimento de pragas, devemos dar atenção também ao correto armazenamento da madeira.
Dentre as boas práticas de armazenamento que contribuem para o aumento da vida útil, evitando o aparecimento de fungos, podemos citar o armazenamento em local ventilado e com baixa umidade e também o gradeamento da madeira.
Dispondo o seu estoque em local ventilado com baixa umidade, você já conseguirá otimizar a vida útil da madeira, entretanto ao gradear é possível obter resultados ainda mais significativos em termos de durabilidade e vida útil.
O gradeamento da madeira, consiste em uma técnica otimizada de armazenamento que visa empacotar e organizar tábuas de forma que seja permitida a sua ventilação natural, objetivando um menor teor de umidade.
A Mill disponibiliza para o mercado dois modelos de gradeadores, sendo um destinado a alta produção e outro em formato compacto para serrarias que possuem menor escala de produção. Conheça cada um dos modelos, através dos links abaixo:
Utilização de Autoclaves
O autoclave é o que há de mais moderno no mercado em relação ao tratamento de madeiras em larga escala e com alta precisão.
No autoclave a madeira é depositada em uma câmara, onde é submetida a um processo de abertura de poros á vácuo com o intuito de facilitar a impregnação de inseticidas e fungicidas, permitindo a otimização de sua ação.
O processo funciona da seguinte forma:
- A autoclave é carregada com madeira e o tanque de armazenamento é preenchido com a substância imunizante.
- O vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade presente na madeira.
- Mantendo o vácuo, transfere-se o líquido imunizante do tanque de armazenamento para o autoclave.
- Sob pressão o líquido imunizante penetra nas células da madeira.
- O líquido imunizante é novamente transferido para o tanque de armazenamento.
- O vácuo retira o excesso de imunizante da superfície da madeira.
Conheça o Autoclave Mill e garanta elevado padrão de qualidade e proteção da madeira da sua serraria, conquistando mais clientes, otimizando a produção e valorizando a sua marca.
Para saber mais sobre os nossos produtos e descobrir como a Mill pode ajudar a sua serraria a tratar a madeira de forma adequada, garantindo a sua qualidade, entre em contato conosco!
Visite nosso e-book e descubra os segredos da automação para transformar a sua empresa em uma madeireira de sucesso em 2020!