Você sabe tratar corretamente a madeira de Eucalipto e Pinus? O principal predador destas espécies de madeira é o cupim. O pequeno inseto se instala na madeira com o objetivo de se alimentar de sua celulose.

Sem o correto tratamento existe uma grande chance da madeira ser contaminadas pelos cupins, que possuem um alto poder de proliferação. O ataque dos cupins é muito prejudicial a madeira que começa a perder a sua resistência e acaba perdendo a sua utilidade.

Para evitar este tipo de problema, separamos para você algumas dicas para o correto tratamento da madeira de eucalipto e de pinus, veja a seguir.

 

Se possível faça o gradeamento da madeira

O ato de gradear a madeira, possui como objetivo a diminuição de sua umidade, evitando assim o surgimento de cupins.

Ao gradear a madeira, você permitirá que exista maior área de contato da madeira com o sol. É muito importante manter a madeira de eucalipto e de pinus em local arejado e com a incidência de raios solares, pois com a diminuição da umidade, será reduzida a possibilidade de uma infestação por cupins.

 

Utilize óleo queimado

O óleo queimado é muito utilizado na proteção da madeira contra o cupim, pois em sua composição existem alguns produtos que são tóxicos para o inseto, impedindo o seu surgimento e a sua proliferação.

O óleo queimado possui como grande vantagem a sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeiras, aumentando assim a sua eficiência. Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.

 

Utilize um fungicida

Após a aplicação e secagem do óleo, recomendamos ainda a aplicação de algum fungicida específico para o combate ao cupim. A aplicação do produto poderá ser feita com a utilização de um pincel ou através da imersão da madeira no produto.

Após a aplicação do produto, deixe a madeira secar em um local seco e arejado pelo período mínimo de 48 horas. Lembre-se também da importância de utilizar equipamentos de segurança, como luvas e máscaras para o manuseio e a aplicação dos produtos químicos, pois o contato com o olho ou a pele pode implicar em complicações para a saúde do indivíduo.

Após o tratamento espera-se que a madeira aumente a sua vida útil entre 5 a 7 vezes e possua elevada resistência a ação dos cupins.

 

Tratamento da Madeira de Eucalipto e Pinus em Autoclave

Para indústrias e tratamento em larga escala da madeira é altamente recomendada a utilização de autoclaves, que são equipamentos desenvolvidos especialmente para este fim. A Mill fabrica e comercializa este equipamento, entre em contato conosco para maiores informações.

No autoclave a madeira é depositada em uma câmara, onde é submetida a um processo de abertura de poros á vácuo com o intuito de facilitar a impregnação de inseticidas e fungicidas.

O processo funciona da seguinte forma:

  • A autoclave é carregada com madeira e o tanque de armazenamento é preenchido com a substância imunizante.
  • O vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade presente na madeira.
  • Mantendo o vácuo, transfere-se o líquido imunizante do tanque de armazenamento para o autoclave.
  • Sob pressão o líquido imunizante penetra nas células da madeira.
  • O líquido imunizante é novamente transferido para o tanque de armazenamento.
  • O vácuo retira o excesso de imunizante da superfície da madeira.

 

Gostou? Compartilhe!