Você deseja que seu negócio madeireiro prospere? Então você precisa entender melhor o conceito de sustentabilidade. Vamos lá?
Sustentabilidade é a palavra que vem, a cada dia, ganhando mais espaço no mundo empresarial e, por tabela, junto aos consumidores. Isso significa a utilização correta de recursos ambientais. A sustentabilidade se baseia em três pilares:
- Econômico;
- Social;
- Ambiental.
E traz benefícios efetivos a todos esses.
Uma empresa sustentável é a que abrange o conjunto de políticas, práticas e relacionamentos, os mais diversos possíveis, que mantenham o negócio atraente e lucrativo.
Reavaliar os processos administrativos e de produção
Dentro dos pilares da sustentabilidade, o econômico está apresentado com destaque e isso envolve a adoção de processos adequados, tanto administrativamente como de produção.
Quando aplicados de forma eficaz, ambos contribuem para uma correta visão sustentável do negócio, assim como têm impactos diretos nos resultados da madeireira.
Por outro lado, processos antiquados, com desperdícios, e retrabalho acabam influenciando negativamente em melhoria de ganhos para a empresa. Rever processos, tornando-os mais eficientes e ágeis contribui para maior produtividade e menores custos, refletindo nos lucros de madeireiras.
Desenvolver relação com fornecedores de materiais sustentáveis
Um dos maiores impactos para quem atua no setor madeireiro está relacionado à origem da matéria-prima utilizada, visando se tornar uma empresa que não esteja contribuindo para um desmatamento cada vez maior do planeta.
Embora a grande parcela de perdas de florestas naturais esteja relacionada ao agronegócio, o setor madeireiro sofre o impacto desta visão junto ao consumidor final, que procura cada vez mais empresas que trabalhem com madeira certificada.
Então, o manejo adequado de florestas para madeireiros é um diferencial para garantir a procedência adequada da matéria-prima utilizada no setor. Tal fato garante ao consumidor que o produto foi adequadamente manuseado e, provavelmente, é certificado.
Atuar sobre a redução de perdas
Focar de forma intensa em perdas é uma das mais eficientes formas de melhorar sua madeireira e obter ganhos sempre maiores. Além disso, sua empresa estará contribuindo para evitar danos ambientais e problemas com a organização e produtividade. O que impactará diretamente nos resultados da madeireira.
Ter processos produtivos automatizados e com uso de equipamentos modernos auxilia a melhoria deste processo e garante a sustentabilidade da madeireira.
Tratar adequadamente seus resíduos
Madeireiras devem evitar desperdícios. Porém, muitas vezes o próprio processo produtivo acaba gerando resíduos, que devem ser tratados de maneira adequada.
Mesmo investindo em equipamentos adequados, é quase impossível que resíduos não surjam no processo.
Então, atenção especial deve ser dada a esse fator, adotando critérios de descarte adequados e que estejam acondicionados de forma correta. Trata-se de algo fundamental para ter uma madeireira sustentável e diferenciada em relação ao mercado e à concorrência.
Definir a reutilização ou envio dos resíduos para locais próprios é determinante para que a empresa seja, de fato, diferenciada.
Trabalhar também com madeiras recicladas
Madeireiras que investem em trabalhar com madeiras recicladas, como as de demolição ou reaproveitadas têm um diferencial bastante significativo em relação às demais. Há uma tendência em uso, de forma parcial, desse tipo de material, o que pode representar um atrativo maior para o consumidor.
Nesse aspecto, a empresa se enquadra de forma efetiva como um negócio que tem um compromisso de sustentabilidade.
Obter certificações de processos e produtos
Conseguir certificações de operações e produtos não deve ser exigência somente para os fornecedores das madeireiras. Madeireiras também devem focar em obter certificações de qualidade e de sustentabilidade que envolvam toda a cadeia produtiva.
Dessa forma, poderá demonstrar a responsabilidade empresarial e o foco sobre ter um negócio sustentável e eficiente.
Manter programas de treinamento, qualidade e melhorias contínuas
O mercado está se expandindo para aplicação de construções sustentáveis e o incentivo ao uso de madeira ecologicamente correta para a construção.
Isso demandará cada vez mais investimentos em qualificação de pessoal, maquinários, trabalhos com foco em qualidade e avaliação de melhorias contínuas de processos.
Dessa forma, manter programas de treinamento é uma necessidade para as madeireiras poderem continuar competitivas e sustentáveis sob todos os aspectos de negócio, trazendo crescimento e melhorias de resultados para a empresa.
É uma boa opção, não é?
Transformar sua madeireira em uma empresa sustentável é uma necessidade para se manter num mercado cada vez mais competitivo. Muitas vezes, não perceber essa constatação pode ser determinante para o declínio de uma empresa.
A Mill Indústrias pode lhe auxiliar neste processo com a oferta de soluções diversificadas para atender a sua produção e estoque. Mantenha contato conosco e identifique soluções ideais às suas necessidades.