Fungos e alguns tipos de insetos podem causar a deterioração da madeira, a perda do seu valor de mercado e até mesmo a sua completa inutilização. Sendo assim, a busca pela garantia e preservação das características naturais da madeira está entre uma das maiores preocupações do empresariado madeireiro.
Nesse artigo, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os principais agentes que podem atacar os seus pátios de madeira e como criar uma verdadeira barreira de proteção contra esse tipo de ataque.
Fungos
Nas madeiras a ação dos mais variados tipos de fungos podem causar visualmente um aspecto embolorado e manchas. No entanto, quando analisamos a fundo o impacto da ação dos fungos em relação às principais características da madeira, podemos observar, dentre outros os seguintes problemas:
- Destruição superficial das células da madeira;
- Redução da resistência ao impacto;
- Aumento do índice de permeabilidade;
- Problemas de ordem estética que desvalorizam a madeira.
Em geral, a infestação por fungos ocorre pouco tempo depois da extração da madeira na natureza, muitas vezes durante o transporte ou no período de armazenamento nos pátios das serrarias.
Insetos
Alguns insetos podem causar uma destruição ainda mais significativa que os fungos quando em contato com a madeira, dentre eles, podemos citar as brocas e cupins, pequenos organismos vivos que são capazes de se alimentar da própria madeira, gerando uma grande destruição por onde passam.
Ao contrário dos fungos que costumam gerar danos superficiais, os insetos são capazes de furar e construir cavidades no interior da madeira, eliminando por completo as suas principais características e inviabilizando a sua comercialização.
Como as serrarias podem resolver problemas relacionados ao ataque de fungos e cupins na madeira?
O melhor remédio contra o ataque de fungos e bactérias que causam estragos, reduzem o valor comercial e até mesmo inutilizam por completo a madeira é investir na prevenção. Já existe no mercado diversos produtos que quando aplicados da forma correta, podem afastar a ação de organismos nocivos para a madeira.
O processo de tratamento e prevenção envolve a ação de inseticidas e fungicidas que precisam penetrar nas zonas mais profundas da madeira para garantir assim uma proteção realmente eficaz.
Pensando em uma solução completa e realmente eficiente para o processo de imunização da madeira, a Mill desenvolveu um exclusivo sistema de autoclave. Vamos conhecer mais sobre esse sistema e a sua tecnologia?
O que é e como funciona o Autoclave Mill?
O Autoclave Mill é um equipamento especialmente desenvolvido para o tratamento da madeira, visando a garantia da sua maior vida útil e a maximização do seu valor agregado.
Com tanque superior que reduz o espaço necessário para instalação e uma base civil simples, o autoclave Mill auxilia na imunização da madeira de forma otimizada e em suas camadas mais profundas. Entenda como funciona o processo:
1ª Etapa: O autoclave é carregado com a madeira, enquanto que o tanque de armazenamento é preenchido com líquido imunizante.
2ª Etapa: O vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade das células da madeira.
3ª Etapa: Mantendo o vácuo, transfere-se o líquido imunizante do tanque de armazenamento para a autoclave.
4ª Etapa: Sob pressão o líquido imunizante penetra nas células da madeira.
5ª Etapa: O líquido imunizante é novamente transferido para o tanque de armazenamento.
6ª Etapa: O vácuo final retira o excesso de produto imunizante da superfície da madeira.
Saiba mais sobre o Autoclave Mill
Interessado em garantir a durabilidade e a vida útil da madeira serrada em sua serraria, afastando a ação de insetos e fungos e ainda conquistar um maior valor agregado para os seus produtos?
Então, você não pode deixar de entrar em contato conosco para conhecer mais sobre o funcionamento do autoclave e realizar uma cotação sem compromisso. Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo:
Telefone: +55 49 3221-6200
E-mail: mill@mill.com.br