A indústria madeireira depende de extensas áreas de armazenagem, pois trabalham diariamente com um grande fluxo de de cargas de grande porte.
Durante os processos produtivos, a movimentação de cargas contribui de forma significativa para os custos das empresas do setor madeireiro. Sendo assim, é preciso encontrar formas de otimizar processos logísticos, reduzindo custos, para que a empresa alcance melhores resultados e maior lucratividade.
Pensando em auxiliar você em relação a uma melhor gestão do seu pátio de madeira, elaboramos algumas dicas importantes, veja abaixo:
Invista em treinamento e capacitação
Toda empresa precisa contar com procedimentos logísticos bem definidos que envolvem desde o recebimento da matéria prima, beneficiamento e produção, até a entrega do produto ao consumidor final ou a seus revendedores.
Com uma boa gestão de armazenamento é possível evitar o surgimento de gargalos no beneficiamento da madeira e consequentemente a ocorrência de atrasos na entrega dos produtos.
É preciso ter muito cuidado com a satisfação dos clientes, visando a manutenção de uma parceria duradoura e a credibilidade da marca. Portanto, deve se evitar ao máximo que quaisquer problemas, sobretudo ligados a logística e transporte impactem nas datas de entrega previamente acordadas.
Para que os processos logísticos de sua madeireira estejam corretamente alinhados aos prazos de produção e objetivos da madeireira é importante investir em capacitação e treinamento de todos os envolvidos no processo.
Uma boa dica é contar com o apoio de um profissional com experiência em logística e movimentação de cargas para ajudar a sua empresa na otimização dos pátios de madeira.
Possua o maquinário adequado
Caminhões e empilhadeiras trabalham a todo o momento nos pátios das madeireiras e ditam o ritmo da movimentação de cargas.
Quando uma empilhadeira apresenta problemas, toda cadeia produtiva da empresa pode ser afetada, para evitar esse tipo de transtorno é importante manter equipamentos em bom estado de uso e conservação.
Realize uma manutenção preventiva e periódica no maquinário de sua indústria e evite ser pego de surpresa. As manutenções preventivas devem ser realizadas de forma programada nos momentos em que a parada do equipamento para revisão não cause prejuízos aos demais processos da empresa.
Evite armazenar mais do que o necessário
Uma das técnicas mais conhecidas em relação a logística e armazenamento é conhecida como Just in Time, ou seja, “No Tempo Certo”. A técnica que inicialmente surgiu no Japão, hoje é adotada em todo o mundo.
O Just in Time prega que deve ser manter os menores níveis possíveis de armazenamento, pois entende-se que quanto maior o volume de matéria prima ou produtos acabados em estoque, maiores serão os custos de armazenamento e movimentação o que impacta diretamente no capital de giro da empresa.
Portanto, evite a manutenção de estoques de madeira maiores do que o necessário, trabalhe apenas com uma margem de segurança e observe a redução dos seus custos de armazenamento e movimentação de cargas.
Considerou esse conteúdo interessante? Continue acompanhando o blog da Mill e esteja sempre por dentro de dicas e novidades para o setor madeireiro.