Pensando em montar uma madeireira ou serraria? Confira neste conteúdo especial, um resumo de tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Legalização
A legalização é o primeiro passo a ser dado para a montagem de uma madeireira ou serraria, para isso, você precisará contar com o apoio de uma assessoria contábil, que será a responsável por constituir a sua empresa e providenciar a sua legalização em todas as esferas governamentais, emitindo assim o CNPJ, a inscrição, estadual e municipal como também o alvará de funcionamento do negócio.
Além da assessoria contábil, você deverá contratar também uma assessoria ambiental, que por sua vez ficará responsável de cuidar das liberações e permissões junto aos órgãos ambientais e orientará você quanto as normas que uma madeireira ou serraria precisa seguir.
Estrutura
Com a parte legal definida, é hora de pensarmos na estrutura necessária para a montagem de uma madeireira ou serraria. Basicamente, a estrutura física deste tipo de negócio é dividida em 5 áreas, são elas:
Área administrativa: Local destinado para a recepção de clientes e realização de rotinas administrativas, como gestão e faturamento das vendas.
Pátio de Toras: Área destinada ao armazenamento das toras que ainda serão processadas. O pátio de toras precisam contar com dimensões suficientes para
comportar todo o estoque de toras não processadas e para a circulação de caminhões e empilhadeiras.
Área de Processamento: É a área destinada ao processamento das toras e portanto o local onde ficará disposto o maquinário da sua madeireira ou serraria.
Área de Secagem: É o local destinado para a secagem da madeira processada, um processo que quando otimizado por equipamentos especialmente desenvolvidos para este fim, agrega muito valor ao produto.
Estoque de produtos acabados: Nesta área serão armazenadas as peças de madeira já processadas para carregamento nos caminhões, visando a distribuição e comercialização.
Localização
Em relação a localização, recomenda-se que as madeireiras e serrarias estejam localizadas o mais próximo possível a rodovias que facilitem e permitem o rápido escoamento da produção. No entanto, ao mesmo tempo, é importante buscar uma localização próxima aos pontos de extração da madeira, com o objetivo de reduzir os custos com transporte da matéria a ser processada.
A redução de custos com transporte e o investimento em automação e tecnologia são um dos maiores segredos das madeireiras e serrarias mais competitivas e lucrativas do mercado.
Equipamentos
Por fim, mas não menos importante antes de colocarmos uma madeireira ou serraria em operação, é preciso pensar em sua estrutura de máquinas. Nesse sentido, destacamos logo abaixo, alguns dos equipamentos mais importantes para o seu negócio:
- Serras Fitas;
- Destopadores;
- Dogueiras;
- Refiladores;
- Gradeadores;
- Túneis de Secagem.
Conheça a linha completa de equipamentos Mill para a sua madeireira ou serraria clicando aqui!
Vale destacar, que os equipamentos Mill podem ser adquiridos por meio da linha de financiamento FINAME do BNDES.
Pensando em montar uma madeireira ou serraria? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas e consultores:
Telefone: +55 49 3221-6200
E-mail: mill@mill.com.br