Apesar da lenta recuperação, o cenário econômico brasileiro ainda é difícil, o que está influenciando diretamente o desempenho de todos os tipos de negócio. Uma das saídas para a sobrevivência de todas as empresas é encontrar formas de elevar a produtividade, porém sem aumentar os custos.

Cenário semelhante acontece com as marcenarias, tanto o pequeno “marceneiro de quintal” quanto os grandes fabricantes de móveis precisam ter uma busca incessante por produtividade, trazendo otimização da produção e elevação da lucratividade do negócio.

O que fazer para aumentar a produtividade?

 

1. Pense no layout da marcenaria

A palavra chave em uma boa marcenaria é organização! E para uma boa organização, o marceneiro deve se preocupar bastante com o layout do seu estabelecimento. Mas o que significa esse layout?

De maneira reduzida, o layout significa a utilização adequada do espaço. Dessa forma, a correta disposição de máquinas e equipamentos dentro da sua marcenaria se torna essencial para aumentar a produtividade.

Vários são os layouts que você pode utilizar em sua marcenaria, isso irá depender do tipo de móvel se pretende produzir, da quantidade de colaboradores e maquinários e muitas outras coisas, mas deve-se pensar sempre na melhora do fluxo de produção, melhorando também a automação das atividades.

2. Organização de ferramentas e do estoque

Voltamos novamente à palavra organização. Ter as ferramentas utilizadas mais vezes próximas do marceneiro significará melhor utilização do tempo, evitando a perda de tempo para buscar a ferramenta. Portanto, organize suas ferramentas, para que, na necessidade, estejam próximas.

A instalação de um painel de ferramentas bem localizado pode ser uma simples medida que pode ser adotada, mas muito eficaz na busca por produtividade.

É interessante que os dispositivos raros e de difícil compra, assim como ferramentas, sejam mantidos em estoque, já que a entrega por necessidade está sujeita a sofrer um atraso paralisando a fábrica.

3. Invista na manutenção das Máquinas

Máquina quebrada na marcenaria significa atividade parada e diminuição da eficiência produtiva, certo?

Certo! Para solucionar isso, sua serra de madeira, seu serrote, sua furadeira, sua plaina e todos outros utensílios que você usa devem receber a manutenção corriqueira.

Assim, afie suas serras, serrotes e plainas, observe a conservação das brocas, enfim, saiba que o “tempo perdido” na manutenção será compensado por você não parar as atividades por um problema de falta de manutenção.

O mesmo acontece com as máquinas maiores usadas em marcenarias. Manter tais equipamentos em perfeito estado de funcionamento e conservação exige pequenos cuidados, mas, por muitas vezes, passam despercebidos na rotina da marcenaria.

A simples limpeza diária (retirando resíduos) e as manutenções apresentadas no manual do fabricante são medidas que irão gerar bom rendimento e eficiência, garantindo maior produtividade, segurança e qualidade.

4. Invista em tecnologia: Máquinas e softwares

Em qualquer atividade, a tecnologia servirá para elevar a produtividade do sistema e o mesmo ocorre com as marcenarias. Hoje em dia, há disponíveis no mercado especializado diversas máquinas e softwares da chamada marcenaria moderna.

Um exemplo disso são as modernas serras de madeira. Tais serras estão mais eficientes e conseguem aproveitar melhor a matéria prima com mínima chance de erros (diminuindo o descarte por cortes errados), e com redução do desperdício, gerando produtividade ao sistema.

Outro problema da marcenaria tradicional é o orçamento do projeto para o cliente, geralmente é demorado e com detalhamento de peças e preços bem grande. Alguns softwares facilitam esse processo, fazendo tudo de forma automática, com o orçamento sendo apresentado ao cliente em minutos. Além disso, eles auxiliam toda a gestão do negócio.

Certamente, o ganho em produtividade é grande.

5. Qualificação da mão de obra

Para finalizar, a última dica serve não só para marcenarias, e sim para qualquer ramo de atividade. A qualificação da mão de obra é essencial para toda empresa que busque aumentar a produtividade.

No caso das marcenarias, o treinamento deve ser constante e ponderar fatores como utilização correta das máquinas, limpeza dos equipamentos, segurança, qualidade do produto final e bem estar do colaborador.

Geralmente, a qualificação apresenta resultados a longo prazo (o que pode desencorajar alguns gestores), porém há a certeza que ela será benéfica para a sua marcenaria na busca incessante por produtividade.

Certamente, se você trabalhar corretamente, essas dicas ajudarão a sua marcenaria a ter ganhos expressivos em produtividade. Depende da sua ação!

Você, que trabalha em marcenarias, gostou do artigo? Ele foi útil para você? Conte pra gente!

Gostou? Compartilhe!