Nos últimos anos a preocupação da humanidade com o avanço da poluição e do crescimento urbano descontrolado tem crescido muito.

Vários estudos e pesquisas buscam formas de conciliar o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Uma das técnicas utilizadas neste processo é conhecida como manejo sustentável.

 

O que é o Manejo Sustentável?

O manejo sustentável é uma técnica de administração das florestas e áreas verdes utilizadas para obtenção de matéria prima madeireira.

O objetivo do manejo sustentável está relacionado a utilização consciente dos recursos ambientais, ou seja a extração de recursos naturais de forma menos gravosa para o ecossistema.

O maior desafio do manejo sustentável é realizar a extração dos recursos de forma cuidadosa e planejada, para que a atividade humana não cause danos ambientais.

Com um bom plano de manejo é possível reduzir os impactos da exploração e garantir a sustentabilidade do ecossistema. Para isso é preciso que se faça o controle do crescimento das florestas e também das colheitas.

Assim, é possível criar um ambiente de sustentabilidade ambiental. Através do manejo é possível extrair os recursos naturais e garantir que estes mesmos recursos não serão esgotados dentro de algum tempo.

É preciso consciência e planejamento para que novas mudas sejam cultivadas em razão da madeira extraída da natureza. Só assim podemos garantir que o recurso não falte para as gerações futuras.

O manejo florestal é realizado de forma que a floresta seja preservada. Sendo assim, árvores grandes são colhidas cuidadosamente, para que as árvores menores sejam preservadas para que no futuro também possam ser utilizadas.

 

Principais Vantagens do Manejo Florestal Sustentável

Vejamos abaixo, as principais vantagens de um plano de manejo florestal:

 

Continuidade da produção: Com as técnicas de manejo uma determinada área florestal poderá ser utilizada por um período indeterminado de tempo.

Respeito à legislação: A falta de políticas ambientais e de manejo florestal, como por exemplo a extração clandestina de madeira e a comercialização de madeira não certificada é considerado crime ambiental, sujeitando-se os envolvidos as penalidades da lei.

Maior aceitação no mercado: Madeiras certificadas e provenientes de programas de manejo florestal, possuem maior aceitação no mercado brasileiro e inclusive internacional.

Empresas que praticam o manejo sustentável possuem facilidade de acesso aos mercados internacionais, principalmente o mercado europeu e o mercado americano.

Conservação das Florestas: A cobertura florestal é garantida através do manejo, sendo assim é possível manter a diversidade original e reduzir os impactos ambientais.

 

O manejo sustentável possui grande importância e precisa ser realizado por todas as empresas que trabalham com a extração de insumos naturais. Desta forma é assegurado que os recursos continuarão presentes para as gerações futuras, reduzindo assim os impactos ambientais para a humanidade.

 

Já baixou nosso infográfico?

Gostou? Compartilhe!