O Pinus é uma madeira muito utilizada na indústria moveleira e também da construção civil devido às suas excelentes características, sendo conhecida por ser uma madeira boa para o trabalho de corte e também em termos de acabamento.
Originária principalmente de áreas de reflorestamento, a demanda pela madeira Pinus tem crescido significativamente aqui no Brasil, gerando excelentes negócios para o setor de processamento. De olho nas oportunidades, alguns empresários começam a projetar investimentos em serrarias para o processamento de Pinus.
Sensível a crescente demanda do mercado em relação ao processamento de Pinus, a Mill elaborou esse artigo, onde detalhamos tudo que o empreendedor que deseja investir em uma serraria precisa saber. Aqui, você encontra dicas sobre como estruturar uma serraria para o processamento de Pinus. Vamos lá?
Estrutura física de uma serraria
Antes de falarmos a respeito das máquinas mais importantes para uma serraria voltada para o processamento de Pinus, é preciso detalhar como funciona a estrutura física de uma serraria, detalhando cada uma das suas áreas.
Basicamente, podemos dividir uma serraria em 4 áreas, veja:
Pátio de Toras: É a área destinada ao armazenamento das toras que ainda serão processadas. O pátio de toras precisam contar com dimensões grandes o bastante para comportar o estoque de toras não processadas.
Neste local, deverá haver espaço ainda para a circulação de caminhões e empilhadeiras de toras (Máquina utilizada para auxiliar no transporte e movimentação de toras).
Área de Processamento: É o local destinado ao processamento das toras e portanto o local onde ficará disposto o maquinário destinado para este fim, o qual veremos um pouco mais à frente.
Área de Secagem: É o local destinado para a secagem da madeira processada, um processo que apesar de não obrigatório costuma agrega valor ao produto.
Estoque de produtos acabados: Nesta área serão armazenadas as peças de madeira já processadas e que estão preparadas para distribuição e comercialização.
Parque de Máquinas de uma serraria
O parque de máquinas ou a área de processamento é o coração de uma serraria projetada para o processamento de Pinus, afinal é neste local que ficam instaladas as máquinas responsáveis por transformar e beneficiar a madeira bruta.
Vamos conhecer quais são os equipamentos responsáveis por transformar toras em madeiras processadas e prontas para serem comercializadas?
Serra Fita
Certamente, as máquinas serra fita são as mais importantes na linha de produção de uma serraria, por esse motivo, a Mill conta com diversos modelos distintos desta importante máquina para o processamento de pinus, confira:
Serra Circular Bloqueadeira: Equipamento projetado para receber toras de pequeno porte e efetuar dois cortes verticais com serras circulares retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Circular Múltipla: Equipamento super reforçado projetado para receber semi blocos de pinus ou outros tipos de madeira e em apenas uma passada efetuar vários cortes simultâneos com serras circulares para formar tábuas de qualquer espessura.
Serra Fita Bloco: Equipamento projetado para receber toras com no mínimo uma base reta, efetua dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Fita Geminada: Equipamento projetado para receber toras e efetuar dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Serra Fita Horizontal: Equipamento projetado para receber blocos ou semi-blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser composto por 1 a 12 cabeçotes em linha.
Serra Fita Quádrupla: Equipamento projetado para receber toras com no mínimo uma base reta, efetua quatro cortes verticais retirando uma costaneira e mais uma tábua de cada lado da tora.
Serra Fita Horizontal Com duas esteiras de avanço: Equipamento projetado para receber costaneiras ou blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser de 1 a 4 cabeçotes em linha. Este equipamento possui duas esteiras de avanço, permitindo o corte simultâneo de tábuas com 2 espessuras diferentes.
Primeiro Corte: Equipamento projetado para efetuar um corte horizontal na parte inferior da tora deixando uma base reta.
Com tantas opções, basta escolher o modelo que melhor se adeque às necessidades da sua serraria.
Outros equipamentos importantes em uma serraria para o processamento de Pinus
Mas, como não são somente de serras fitas que se montar uma serraria para o corte de Pinus, conheça outros equipamentos importantes:
Destopadores e Dogueiras: Equipamentos projetado para receber blocos ou tábuas e efetuar o corte do comprimento da peça desejada (destopo).
Refilador: Equipamento de alta produção projetado para receber costaneiras ou tábuas e refilá-las encontrando sua melhor largura.
Gradeador: Equipamento compacto projetado para receber tábuas da linha de produção e gradear ou empacotar as tábuas de forma automática e em larga escala.
Secadores e Autoclaves
Por fim, para as serrarias que pretendem investir um pouco mais com o objetivo de oferecer ao mercado um produto de excelente qualidade, existem ainda, os secadores ou túneis de secagem contínua e os imunizadores de madeira, também conhecidos como autoclave.
Secadores e Túneis de secagem contínua: Para garantir a excelente qualidade da madeira beneficiada e também a sua maior vida útil não se pode dispensar ou negligenciar o processo de secagem.
Pensando nisso, a Mill disponibiliza no mercado dois modelos de secadores, os secadores estáticos e os de piso móvel, que visam promover a redução da umidade presente naturalmente na madeira, maximizando a sua vida útil e padrão de qualidade.
Autoclave: Por fim, temos a autoclave, um equipamento cujo objetivo consiste na imunização da madeira contra o ataque de pragas mediante a aplicação de fungicidas e inseticidas.
Não restam dúvidas, montar uma serraria para o processamento de Pinus com certeza é um excelente negócio, principalmente quando bem estruturada e preparada para beneficiar a madeira em larga escala e com qualidade.
Para saber mais, clique aqui e conheça a nossa página de produtos ou entre em contato com os nossos especialistas e retire todas as suas dúvidas!
- Telefone: +55 49 3221-6200
- E-mail: mill@mill.com.br