Como aumentar a produtividade na serraria? Essa é certamente uma das principais dúvidas e também um dos maiores objetivos de todo empresário do setor madeireiro.
Serrarias altamente produtivas conseguem suprir uma maior parcela da demanda do mercado e ao mesmo tempo tornam-se mais competitivas e lucrativas.
No entanto, para que seja possível alcançar a alta produtividade e eficiência em seus processos, as serrarias não podem abrir mão de alguns pontos chaves.
Pensando em contribuir para o crescimento do volume produtivo da sua serraria, a Mill separou e listou nesse conteúdo, 5 dicas que quando colocadas em prática podem contribuir bastante para aumentar a produtividade nas serrarias.
1.Invista na automação de processos
A nossa primeira dica para você que deseja aumentar a produtividade da sua serraria, passa pela automação de processos e pelo uso da tecnologia.
Com o mercado em constante evolução, o uso da tecnologia e a adequação dos processos garantem melhor eficiência e maior produtividade.
Portanto, não deixe de investir na automação de processos da sua serraria, visando reduzir os custos de produção, as tarefas manuais e até mesmo o risco de acidentes na sua serraria.
2.Elimine gargalos na produção
Em todo e qualquer processo produtivo, existem tarefas que demandam mais tempo que outras para serem executadas. Em razão disso, caso não exista um planejamento adequado da produção, começam a surgir os gargalos.
Gargalos, são um dos problemas mais comuns e também mais prejudiciais em uma linha de produção, afinal, esse tipo de problema resulta na redução da eficiência e capacidade produtiva das empresas.
No entanto, felizmente, os gargalos de produção podem ser facilmente resolvidos. Para isso, basta identificar a etapa do processo produtivo com gargalo e investir na automação do processo em questão ou então no incremento da sua capacidade produtiva.
3.Invista em capacitação
O investimento na capacitação profissional dos funcionários da sua serraria também pode contribuir e muito para o incremento produtivo e em termos de eficiência do negócio.
Funcionários capacitados treinados e em aperfeiçoamento sabem exatamente o que precisam, fazer, quando fazer e como fazer visando sempre os melhores resultados.
Sendo assim, recomendamos a nossos clientes que desejam alcançar índices cada vez maiores de produtividade, o investimento constante na capacitação da força de trabalho da sua serraria.
4.Evite desperdícios na produção
Produzir com eficiência, não significa apenas produzir com agilidade, mas também aproveitar ao máximo a matéria prima. Nas serrarias, por exemplo, é muito comum o não aproveitamento das sobras de produção.
Uma das soluções encontradas por serrarias que apostam na alta eficiência e produtividade, consiste no uso de picadores de madeira para um menor desperdício e maior rentabilidade, é possível aproveitar partes da madeira que antes não tinham destinação, como fonte de combustível para caldeiras a combustível, para criadouros de animais, dentre outras finalidades.
5.Programe rotinas de manutenção
Por fim, não podemos deixar de destacar a importância do investimento na programação de rotinas periódicas de manutenção, cujo objetivo é evitar a ocorrência de falhas não previstas e paradas da linha de produção em momentos não oportunos.
A execução de rotinas periódicas de manutenção, é sem dúvidas um grande aliado para aumentar a produtividade nas serrarias.
Coloque todas as dicas listadas nesse conteúdo em prática e aumente a produtividade da sua serraria!
Para mais dicas relacionadas aos negócios da sua serraria, continue acompanhando o blog da Mill.